terça-feira, 3 de março de 2015

Praça de Bolso terá sessão de cinema nesta quinta-feira (5)



A Fundação Cultural de Curitiba promove nesta quinta-feira (5), às 20h, a exibição do filme "Traço Concreto" na Praça de Bolso do Ciclista. O documentário longa-metragem dos cineastas Eduardo Baggio e Danilo Pschera aborda o universo da arquitetura modernista em Curitiba por meio das histórias de três casas e relatos dos arquitetos Lolô Cornelsen, Salvador Gnoato e Marcos Bertoldi. Após a exibição do filme será realizado um bate-papo com os diretores do filme.
A ideia de abordar este tema surgiu da importância crescente em se debater a relação entre as pessoas e a urbe. De forma pontual, o documentário proposto irá destacar as obras culturais geradas pelo movimento arquitetônico abordado, para o melhor conhecimento de um período histórico de Curitiba.

Segundo Eduardo Baggio, a escolha das edificações como personagens de um documentário se justifica porque a arquitetura é um documento de uma época. A definição de materiais construtivos, os valores envolvidos e a disposição dos cômodos, por exemplo, caracterizam um momento histórico que revela o cotidiano, fundamental para o reconhecimento da cultura curitibana.
“O mais difícil de ser fazer um filme em que os personagens são casas, é resolver esteticamente a necessidade do trabalho com as três dimensões de uma obra arquitetônica. Por isso, usamos muitos movimentos de câmera, até em entrevistas, buscando com o deslocamento espacial revelar as proporções dimensionais dos ambientes em que filmamos.”, revela Baggio. 
Serviço:
Exibição do filme “Traço Concreto”, dirigido por Eduardo Baggio e Danilo Pschera
Local: Praça de Bolso do Ciclista – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 – Portão)
Ingresso: grátis
http://tracoconcreto.com/ 

Nenhum comentário: