quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Série Ópera Ilustrada apresenta Marc'Antonio e Cleópatra na Capela Santa Maria


A Capela Santa Maria recebe este final de semana, sexta-feira (04) e sábado (05) às 20h, mais um espetáculo da série Ópera Ilustrada, a encenação de Marc’Antonio e Cleópatra. A serenata escrita por Johann Adolph Hasse (1699-1783), tem a direção musical do violinista Rodolfo Richter e direção cênica do ator, diretor e cenógrafo italiano Roberto Innocente.
Marc'Antonio e Cleopatra é uma obra inédita no Brasil. Composta durante a estada do compositor em Nápoles, contou com a atuação de Farinelli (1705-1782) no papel de Cleópatra e da contralto Vittoria Tesi (1700-1775) como Marco Antonio. Essa inversão do que se seria hoje o arranjo natural dos papeis era muito comum no período barroco e enfatizava a artificialidade da representação lírica.
Foi uma ópera de câmera projetada para performance privada e com o elenco de apenas duas pessoas. O sucesso de Marc'Antonio e Cleopatra fez com que Hasse fosse aceito pela corte Napolitana e inspirou novas comissões de cidadãos e teatros proeminentes de Nápoles e, eventualmente, serviu para expandir a fama de Hasse para todos os cantos da Europa.

Ópera Ilustrada
O projeto Ópera Ilustrada prevê a apresentação de mais um espetáculo até o final do ano, nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, acontece a ópera ‘Mestre!? Oops! ’. Os espetáculos são escolhidos por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura, via Fundação Cultural de Curitiba. “A programação da Ópera Ilustrada atende a uma demanda dos cantos líricos e proporciona à comunidade o conhecimento sobre o mundo da ópera”,  afirma o presidente do ICAC, Marino Galvão Jr. Além destas que acontecerão, outras duas já foram apresentadas no palco da Capela Santa Maria neste ano de 2015: ‘A Bela e Fiel Ariadne’ e Opereta Morumby.

FICHA TÉCNICA
Cleópatra – Gabriella Di Laccio – (UK/Brasil)
Vencedora do prêmio Air Europa Lukas Award sendo escolhida “Classical Act of the Year” em Londres, Março de 2013; a gaúcha Gabriella Di Laccio, com sua voz de soprano lírico coloratura, vem ganhando cada vez mais espaço no cenário musical. Radicada na Inglaterra desde 2001 a artista foi reconhecida como ‘uma cantora de talento excepcional’ pelo maestro Sir Charles Mackerras. Gabriela ganhou notoriedade nos últimos anos devido a suas interpretações do repertório virtuosístico de coloratura em especial Vivaldi e Handel.
Marc’Antonio – Paulo Mestre – (Brasil)
Prata da casa, o nosso Marc’Antonio será representado pelo Contratenor natural de Curitiba. Paulo Mestre vem desenvolvendo importante carreira como solista dentro e fora do Brasil. Destaques em apresentações internacionais: Washington com a Camarata Antiqua de Curitiba; na França como convidado pela Unicef; em Paris e Metz sob a regência de Ricardo Kanji; Fundação Gulbenkian em Lisboa e Espanha e também no festival de Chiqueiros na Bolivia; no Canadá; na Alemanha; em Israel; Costa Rica; Uruguai; e na Argentina – Buenos Aires, Córdoba, Rosario e Mendoza.
Serviço:
Ópera Ilustrada - Marc ‘Antônio e Cleópatra
Data: sexta-feira (04) e sábado (05) 
Horário: 20h
Local: Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Ingressos R$30 e R$15

Nenhum comentário: