quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

REQUISITADA INTERNACIONALMEN TE, CLARICE ASSAD FAZ ESTREIA EM CURITIBA COM SHOW NA CAIXA CULTURAL


Radicada nos Estados Unidos, artista apresenta repertório com voz e piano no dia 08 de dezembro pelo projeto Série Solo Música

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, como parte da programação do projeto Série Solo Música, o recital da musicista carioca Clarice Assad no dia 08 de dezembro (terça-feira), às 20h. Morando nos Estados Unidos há 18 anos e com obras executadas por grupos e intérpretes de todo o mundo, essa será sua primeira vez em um palco curitibano.

Seu sobrenome é internacionalmente conhecido no mundo da música. Clarice é filha de Sérgio Assad, do Duo Assad, além de sobrinha da celebrada Badi Assad. Enquanto seus familiares são ligados ao violão, os instrumentos de Clarice são piano e voz. Suas influências passam do popular ao jazz, além da música clássica e da ópera. Pouco conhecida no Brasil, já foi indicada ao Grammy e tem uma carreira em ascensão como compositora, arranjadora e musicista nos Estados Unidos.

Cantora e virtuose ao piano, ela faz uma música intensa e possui forte presença de palco. “Mesmo quando faz releituras da MPB, há um frescor em sua música, que soa sempre como nova, dadas às qualidades de pianista e cantora. É artista a ser descoberta pelo público brasileiro”, destaca o produtor Alvaro Collaço, curador do projeto.

O repertório conta com importantes compositores brasileiros, como Milton Nascimento (Cravo e canelaPonta de areia e Maria Maria), Egberto Gismonti (Frevo), Heitor Villa-Lobos (O trenzinho do caipira) e um pout-pourri de Tom Jobim. Na parte internacional, aparecem George Gershwin (The man I love), The Beatles (Blackbird) e Quincy Jones, Rod Temperton e Lionel Richie, com a música Miss Celie’s blues, escrita para o filme A cor púrpura.

Entre Brasil e Estados Unidos
Clarice Assad é carioca e, ainda criança, começou sua carreira artística cantando jingles para comerciais publicitários e tocando e compondo para peça teatrais. Hoje, aos 36 anos, Clarice recebeu prêmios importantes como o The Aaron Copland Award, prêmios da Ascap, Van Lier Fellowship, além de uma indicação ao Grammy 2009, como melhor obra clássica contemporânea.

Teve obras encomendadas pela Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Carnegie Hall, Albany Symphony, Cabrillo Festival of Contemporary Music, PRO Musica Chamber Orchestra, New Century Chamber Orchestra, Opus One, SOLI Music Ensemble e New Music USA.

Sua música de câmara foi gravada por músicos como o violoncelista Yo-Yo Ma, a violinista Nadja Salerno-Sonnenberg, o grupo vocal Chanticleer, a flautista Eugenia Zuckerman, os violonistas Sergio e Odair Assad, e o Turtle Island Quartet. Já sua música sinfônica, por orquestras da Filadélfia, Osesp, Tokyo Symphony, Cabrillo Symphony, Orchestra e New Century Chamber Orchestra.

Como intérprete de música popular, Clarice se apresenta em recitais solo, bem como com a Família Assad, com seu grupo Off The Cliff e em duo com o percussionista Keita Ogawa. Lançou quatro discos, dos quais três são autorais, todos por selos norte-americanos de jazz:Invitation (2003), Love all that it is (2007), Home (2012) e Imaginarium (2014). Como educadora, em parceria com Andrea Santiago, idealizou o projeto VOXploration em cena, oficina de improvisação musical e cênica, que teve sua primeira edição nos Estados Unidos. No Brasil, foi mostrado em algumas entidades culturais, entre as quais a CAIXA Cultural.



Serviço:
Música: Série Solo Música apresenta Clarice Assad (voz e piano)
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 08 de dezembro (terça-feira)
Hora: 20h
Ingressos: vendas a partir de 05 de dezembro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 12 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: