quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Seres “extraterrestres” ocuparão parques e praças de Curitiba em dezembro



Mas não precisa se assustar! Trata-se de uma intervenção urbana que levará som, movimento e bailarinos com próteses no corpo aos espaços públicos



Foto: Eduardo Simões

Uma intervenção urbana vai ocupar parques e praças de Curitiba a partir do final de novembro, se prolongado para o mês de dezembro. Trata-se do trabalho “Pequenas Porções de Tempo”, dirigido pelo coreógrafo Claudio Fontan, que também é um dos três performers do trabalho. “Os três seres que se movem e se relacionam são como extraterrestres que podem transmitir informações e vivências através desse contato visual. São linhas de tempo que se cruzam no momento presente, atualizando-o”, explica ele sobre a invasão alienígena.

O trabalho foi inspirado no livro “Sonhos de Eisntein”, de Alan Lightman, publicado em 1993. O livro consiste na descrição de trinta sonhos fictícios do jovem Einstein, cada um com uma vivência diferente do tempo. Ao longo da obra o autor comenta temas como o conceito de tempo absoluto de Isaac Newton, a teoria da relatividade, a segunda lei da termodinâmica, entre outras.

O trabalho também tem a participação dos ETs, ou melhor, da atriz e bailarina Rubia Romani e do bailarino Reinaldo Pereira. Mas será difícil reconhecê-los. Ela estará dentro de uma bolha de ar isolada do mundo externo, inclusive do oxigênio. Ele será um inseto gigante, com longas pernas de pau. A tríade se completa com o próprio idealizador do trabalho, montado em um equipamento que o permite dar saltos de dois metros com sua figura selvagem.

Essas “extensões do corpo” também geram limitações – como a falta de respiração - e o tempo de atuação dessas figuras no espaço público é limitado a uma performance de vinte minutos. Para quem quiser acompanhar, basta seguir o roteiro da intervenção detalhado abaixo. O trabalho tem o patrocínio dos Supermercados Condor, através da lei de incentivo fiscal da Prefeitura de Curitiba.

SERVIÇO
PEQUENAS PORÇÕES DE TEMPO
Parque Barigui: 28/11 (11h) e 29/11 (11h e 17h)
Passeio Público: 05/12 (17h) e 06/12 (11h e 17h)
Praça do Japão: 11 e 12/12 (11h)
Parque Bacacheri: 13/12 (11h) e 18/12 (17h)
Parque São Lourenço: 19 e 20/12 (17h)

Nenhum comentário: