sexta-feira, 8 de maio de 2015

Fundação Ema Klabin realiza ciclo de palestras sobre sustentabilidade na Semana Nacional de Museus

Reservas Particulares do Patrimônio Natural, o conceito de solidariedade entre museus e o desafio de pensar problemas e soluções são alguns dos tópicos dos encontros.



 A sustentabilidade é um dos grandes desafios da vida contemporânea. É com este tema, que os museus de todo o Brasil participam da 13ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 18 a 24 de maio de 2015. A iniciativa do Ibram, reúne atividades diversas dos museus brasileiros marcando o Dia Internacional de Museus (18 de maio).
 
A Fundação Ema Klabin participa da Semana de Museus com uma série de encontros onde a sustentabilidade é a pauta.  No dia 21 de maio, às 14h30, a coordenadora do curso de Museologia da ETEC (SP), Cecília Machado, a coordenadora da comissão dos cursos de extensão em História da Arte da UNIFESP, Elaine Dias e o curador da Fundação Ema Klabin, o arquiteto Paulo Costa, realizam uma interativa mesa redonda, para discutir as parcerias institucionais dentro da esfera dos museus.
 
No dia 23 de maio, das 9h30 às 11h, a cineasta e pesquisadora Brasília Mascarenhas e a bióloga Mariana Machado ministram palestra sobre o caso das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Alto Gamarra e Papagaio de Peito Roxo, áreas de mata nativa preservada destinadas à conservação da biodiversidade e à pesquisa científica. Das 11h30 às 13h, Thiago Pereira, coordenador de sustentabilidade das indústrias Klabin, e o pesquisador Luiz Peixeiro falam sobre a cultura e memória da família Klabin e seus reflexos na sustentabilidade da companhia.
 
 Sustentabilidade na prática 
A questão do desenvolvimento sustentável é uma prática nas ações da Fundação Ema Klabin.  A casa-museu, que periodicamente traz palestras sobre o tema, já implementou um sistema de captação de águas pluviais, adotou o uso de lâmpadas econômicas e o tratamento biológico para o lago de carpas.     O espaço cultural ainda aproveita na compostagem as folhas das árvores do imenso jardim projetado por Burle Marx e está implementando um projeto de gerenciamento de resíduos. 
“O papel do Museu hoje não se limita a proteger a herança cultural do passado. Precisamos participar da construção de um mundo mais sustentável”, lembra o curador da casa-museu, o arquiteto Paulo Costa.
  

Serviço:
Dia 21 de maio, às 14h30: mesa redonda Parcerias institucionais dentro da esfera dos museus Inscrições: educativo@emaklabin.org.br
Dia 23 de maio
Das 9h30 às 11h:  palestra Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Alto Gamarra e Papagaio de Peito Roxo
Das 11h30 às 13h: palestra Cultura e Memória da família Klabin e seus reflexos na sustentabilidade da companhia.  Inscrições: cursos@emaklabin.org.br
Entrada franca
Visitas Monitoradas:  Terça a sexta: às 14h, 15h,16h e 17h. Sábados de show: 14h às 16h30. Agendamento: De segunda a quinta as visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone (11) 3062 5245 ou pelo site http://www.emaklabin.org.br/ Às sextas-feiras e sábados de show as visitas não necessitam agendamento.  As visitas duram em média uma hora.  Preço: De terça a quinta: R$ 10,00. Sextas e sábados de show: Entrada franca
Local: Fundação Ema Gordon Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.
 

Nenhum comentário: