Em sintonia com os produtores culturais e artistas locais, a Fundação Cultural de Curitiba apresentou uma série de novidades no edital do Mecenato Subsidiado 2015 e acatou diversas ideias enviadas pela população por meio da consulta pública. Entre as sugestões incorporadas ao texto do edital está a inclusão de projetos artísticos para games na linguagem de artes visuais, enquadrado como arte digital.
Os proponentes interessados têm até o dia 18 de maio para participar da seleção de projetos para iniciantes no valor de até R$ 64,6 mil e para não iniciantes no valor de até R$ 129,2 mil. Os aprovados terão até dois anos para realizarem a captação e mais seis meses para realizar os projetos.
Segundo a vice-presidente da Comissão do Mecenato Subsidiado, Marili Azim, a incorporação dos jogos digitais no Mecenato seguiu um caminho natural. “Em outros editais percebemos que já existia uma demanda crescente de projetos com foco nas artes tecnológicas. A FCC tem acompanhado este movimento. Como exemplo temos a criação do espaço de arte digital no MuMa. Além do estímulo, o novo edital trará mais segurança aos criadores pois serão avaliados com mais propriedade”, afirma Marili.
Para o coordenador e instrutor do curso de Programação de Jogos Digitais do Senai, Cleverson Calegari, o apoio da FCC chega em hora oportuna, já que o setor está em franca expansão mas ainda sofre com a falta de investimentos. “Dar a oportunidade para o desenvolvedor de obter acesso a recursos para que possa trabalhar no seu projeto, quem sabe de maneira integral, é fundamental para fortalecimento do setor de jogos digitais no Brasil. A Fundação Cultural de Curitiba está dando um exemplo para outras cidades brasileiras”, comemora Calegari.
A
coordenadora de Games do Festival Internacional de Linguagem
Eletrônica, Anita Cavaleiro, lembra que assim como os quadrinhos , os
jogos digitais também caminham cada vez mais para o reconhecimento como
possíveis formas de arte. “Aos poucos os títulos de games,
principalmente de estúdios independentes, têm voltado sua preocupação à
poética do meio e a características mais relacionadas à ambientação, à
estética do software e menos ligadas às mecânicas do jogo”, pondera
Anita.
A previsão é de que os selecionados receberão suas cartas de anuência para captação até dezembro deste ano. A escolha dos projetos que poderão receber este tipo de financiamento é realizada por meio de subcomissões de avaliação com três integrantes cada uma, indicados pela FCC, pelo prefeito e pelas classes artísticas, todos com notório conhecimento. Após ter o projeto aprovado, o produtor precisa encontrar empresas que queiram direcionar parte de seus impostos municipais devidos para o projeto. Cada empresa pode apoiar vários projetos com até 20% do montante de impostos devidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário