sexta-feira, 10 de abril de 2015

Ensemble de Cordas da Camerata está na programação de música erudita



A programação de música erudita deste fim de semana tem como uma das atrações o Ensemble de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba, que se apresenta domingo (12), às 18h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural. O concerto reúne três instrumentistas da Camerata – Winston Ramalho, Francisco de Freitas Júnior (violinos) e Alexandre Razera (viola) –, mais a pianista Olga Kiun e o violoncelista convidado Alceu Reis, do Rio de Janeiro.
Com o Ensemble de Cordas, os músicos da Camerata iniciam uma série especial para a temporada de concertos de 2015. Os instrumentistas se dividem para apresentar repertórios clássicos compostos para formações menores, como quartetos e quintetos. “Essa é uma das novidades da atual temporada. A ideia é explorar o talento individual dos músicos da Camerata e, com isso, criar mais um espaço para a música de câmara”, explica Janete Andrade, coordenadora de Música Erudita da Fundação Cultural de Curitiba. 
No programa deste domingo estão duas peças que se enquadram na proposta – o Quarteto em Dó menor Op. 60 “Werther”, de Johannes Brahms  (1833-1897), e o Quinteto para piano em Mi bemol Maior Op.44, de Robert Schumann (1810-1856). Antes da apresentação, às 17h45, o músico e regente William Lentz faz uma breve palestra sobre o repertório e os compositores.
O Ensemble da Camerata trará, para as apresentações, alguns músicos convidados. Além de Olga Kiun, pianista russa radicada em Curitiba, o concerto contará com a participação de Alceu Reis, um dos mais destacados violoncelistas brasileiros da atualidade. Durante muitos anos, ele foi o primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Integrou também a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi membro fundador do Quarteto Amazônia, com quem fez turnês pela Europa e gravou um disco dedicado a Astor Piazzolla, ganhando com ele o Grammy Latino em 2002 . Alceu Reis já recebeu diversas vezes o Prêmio Sharp, Prêmio Carlos Gomes, prêmios da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), e o reconhecimento do The New York Times, Diapason, Le Monde de la Musique, entre outros. É professor convidado nos principais festivais brasileiros, como a Oficina de Música de Curitiba, da qual participa há vários anos.  

            Serviço:
            Ensemble de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba
            Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
            Data e horário: 12 de abril de 2015 (domingo), às 18h30. Pré-concerto às 17h45
            Ingressos: R$ 20 e R$ 10
Informações: (41) 3321-2840 e 3321-2842

PROGRAMA
Johannes Brahms (1833-1897)
Quarteto em Dó menor Op. 60 “Werther”
  1. Allegro non troppo
    II. Scherzo. Allegro
    III. Andante
    IV. Allegro comodo - Finale

Robert Schumann (1810-1856)
Quinteto para piano em Mi bemol Maior, Op.44
  1. Allegro brillante
    2. in modo d'una marcia. Un poco largamente
    3. Scherzo: Molto vivace
    4. Allegro ma non troppo

Nenhum comentário: