quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

R I O por Roberto Rosa

R I O - Roberto Rosa


144 Páginas


Versal Editores





Será lançado no próximo dia 9 de dezembro, o livro de fotos ‘RIO’, do fotógrafo paulista Roberto Rosa. A obra apresenta 111 imagens do Rio de Janeiro, escolhidas em mais de dez mil cliques feitos ao longo de três anos.

Por meio de suas imagens, ‘RIO’ procura mostrar o olhar do fotógrafo Roberto Rosa, um paulista que trocou a pauliceia desvairada pela cidade maravilhosa e, até hoje, enxerga o Rio de Janeiro como alguém que acabou de chegar.

“A vivência das pessoas com o Rio é diferente do que se vê em qualquer outro lugar do Brasil ou do mundo. Ultimamente, tenho viajado muito para São Paulo, onde a gente só vê prédios e casas, não tem morros, não tem montanhas. O Rio é excepcional, pois, além de não ser uma cidade plana, é cercada por morros e montanhas recobertos pela exuberante Floresta da Tijuca. A liberdade do olhar que a cidade possibilita, com seus espaços vazios que nos permitem ver o horizonte, as águas e a floresta, me deixa extasiado”, explicou Rosa.


Para a criação do livro, o fotógrafo tentou se distanciar um pouco dos pontos turísticos, que já são famosos e conhecidos ao redor do mundo, sem deixar de retratá-los. “Os pontos turísticos estão lá, mas vistos por uma ótica diferente. Não dá para fugir deles, mas procurei enfatizar os mercados, as feiras, rodas de samba, comunidades, morros, esquinas. Fui guiado por músicas que me levaram a esses lugares e queria mostrar o cotidiano da cidade e as personagens que se fundem aos cenários escandalosamente belos e são emolduradas por eles”, detalhou o fotógrafo.

A curadoria e apresentação do livro ficaram por conta do antropólogo e também fotógrafo, Milton Guran. “Sua presença no projeto foi fundamental; criou um discurso visual em que nos apresenta a cidade desde o nascer do dia, atravessa as horas evoluindo pelas ruas, morros, parques, mares e lagos, até entrar no entardecer, se extasiar com o poente e culminar na noite fechada e na explosão vermelha dos fogos do Réveillon de 2011, em Copacabana”, detalha o fotógrafo paulista.

Em 2015, Rosa pretende transformar o livro em uma exposição que homenageará os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

No dia 9 de dezembro, acontece o evento do lançamento oficial do livro em São Paulo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional


Serviço

Lançamento de ‘RIO’ em SP

Quando: 09/12/2014 - Horário: 18:00

Onde: Livraria Cultura - Conjunto Nacional

Avenida Paulista, 2073 - Conj. Nacional - Mezanino da Loja de Artes



Sobre Roberto Rosa

Roberto Rosa nasceu em São Paulo em 1952. Formou-se em Economia pelo Mackenzie, mas a arte sempre teve presença forte em sua vida. Desde cedo, o contato com o irmão, o artista plástico Gustavo Rosa, foi o que despertou em Roberto um fascínio pela arte e, especialmente, o interesse pela interação do homem com a imagem através dos tempos. Em meio aos discursos de liberdade que alardeavam os jovens da década de 1970, Roberto viajou pelo mundo até, finalmente, aportar no Rio de Janeiro, em 1977. Bombardeado pela diversidade de cores, imagens, pessoas e ambientes que, embora tão diferentes, se relacionavam entre si como em nenhum outro lugar do mundo, escolheu ali ficar.

Roberto Rosa já desenvolveu trabalhos para diversas agências e empresas como Petrobras, Unibanco, Coca-Cola e Oi, além do projeto Urbanus, em que registra o cotidiano de cidades espalhadas pelo mundo. Com trabalhos feitos em Roma, Veneza, Paris, Havana, Madri e Nova York, lança agora pela Editora Versal, Rio, em que aborda pela primeira vez, o cotidiano de uma cidade brasileira. O livro tem curadoria do antropólogo e fotógrafo Milton Guran. Em 2015, Rosa pretende fazer uma exposição com as imagens do livro e outros cliques que ficaram de fora da publicação.

Nenhum comentário: