sexta-feira, 14 de novembro de 2014

GALERIA EDUARDO FERNANDES APRESENTA: IMAGE-AS-IMAGE, DE ALBERTO LEZACA Qui. 16:18




A Galeria Eduardo Fernandes exibe, a partir da próxima terça-feira, 18 de novembro, a exposição "Image-As-Image", do colombiano Alberto Lezaca.

O artista Alberto Lezaca vive e trabalha em Bogotá, Colômbia. Sua obra mescla diferentes mídias, incluindo escultura, vídeo, computação gráfica e instalação, nas quais explora as relações de caráter especulativo com a arquitetura e a representação figurativa.

Buscando articular o invisível – chamando a atenção para formas negligenciadas ou dando forma ao imaginário – Lezaca procura encontrar com sua experimentação um espaço onde os sistemas de comunicação estabelecidos se desarticulem, fazendo com que a memória se deteriore e desapareça.

Sua obra configura um ponto de vazio, um espaço onde nada é útil, onde os sentidos são agredidos pela invisibilidade, onde a mente oscila entre a incapacidade de compreender e o impulso de reconstruir a partir de partículas e detritos da realidade, a imagem e o som do que lembramos e aprendemos.

Na exposição individual apresentada na Galeria Eduardo Fernandes, o artista trabalha em uma série a partir de um conjunto de imagens documentais, publicadas originalmente em revistas, jornais ou internet. Lezaca faz montagens fotográficas em preto e branco, dando origem a novas imagens sem qualquer comprometimento com o que poderíamos chamar de veracidade.

Assim, a partir de originais como a foto de Ad Reinhardt em seu estúdio em 1962, o estúdio de Marcel Duchamp em Paris em 1927, o funeral de Kazimir Malevich em 1935 e o estúdio de Mark Rothko em Nova York, por exemplo, Lezaca faz interferências digitais, num processo de criação que vai além de um diálogo entre história da arte e arquitetura, da exploração de um padrão estético e problemas históricos.

As imagens com as quais Lezaca trabalha não foram selecionadas a esmo. Suas montagens fotográficas, produzidas com modelos de protótipos arquitetônicos, buscam os conceitos utópicos que habitam a visão daqueles que projetam os espaços e objetos que nos acompanham em nossas vidas.

Nessa série apresentada na galeria, vemos claramente o interesse de Alberto Lezaca em mostrar de maneira muito clara a abstração descrita por Malevitch no Manifesto Suprematista, a maneira como Duchamp ressignificou objetos ordinários e o senso místico das pinturas de Rothko. Da mesma maneira, o nome da exposição faz alusão aos textos “Art-as-Art”, de Reinhardt.

"Eu acredito que a História é um mecanismo de criação de estruturas mentais, e talvez a História seja apenas certa maneira de criar algo que nunca ocorreu”, afirma Lezaca.

 “Meu modo de produção”, prossegue o artista, “é influenciado por um profundo interesse no conceito do ‘protótipo’, entendido como uma ideia primal que dá forma aos objetos e utensílios que nos rodeiam. Também tenho interesse na linguagem como construção cultural, principalmente no quanto ela determina o modo como entendemos o mundo material, criando categorias e estruturas mentais.”



Galeria Eduardo Fernandes

Valorizar a produção artística contemporânea e a pesquisa constante é o principal pilar da Galeria Eduardo Fernandes. O apoio e estímulo contínuo ao processo criativo trazem um avanço qualitativo nas obras dos artistas representados, já que respeitar o tempo de desenvolvimento da produção artística favorece o amadurecimento das discussões e a criação de novos paradigmas no panorama atual.

A valorização e o acompanhamento dos artistas posicionam suas obras em lugar de reconhecimento no universo das artes plásticas. Em constantes parcerias e intercâmbios com críticos de arte e curadores nacionais e estrangeiros, a galeria trabalha pela criação de novas e reconhecidas coleções, tanto privadas quanto públicas. O intercâmbio de diversas culturas é parte do trabalho realizado pela galeria, assim como a edificação das produções vernaculares.
Desde sua inauguração, em 2005, foram realizadas 45 exposições em sua sede, e em outras 23 em instituições, fundações e museus.

Além das exposições bimensais, são promovidos encontros com os artistas da galeria, artistas convidados, críticos de arte, filósofos e outros profissionais que trazem conteúdo ao universo contemporâneo.

A escolha dos artistas representados em sua galeria é baseada em pesquisas, que contam com o apoio de curadores e críticos de arte. Destaque para as obras dos artistas: Ana Amélia Genioli, Claudia Melli, Daisy Xavier, Fernando Arias, Geraldo Souza Dias, Guilherme Dable, Jan Smith, Kristin Capp , Luz Angela Lizarazo ,  Mai-Britt Wolthers, Manoel Novello, Mikhail Karikis, Newman Schutze, Rosario López, Rose Klabin, Thales Leite e Vicente de Mello.


Serviço:

"Image-As-Image", de Alberto Lezaca

Abertura: 18 de novembro, a partir das19h Visitação: 19 de novembro de 2014 a 30 de

janeiro 2015

De terça a sexta, das 10h às 19h

Sábados, das 10h às 15h



Galeria Eduardo Fernandes

Rua Harmonia, 145, Vila Madalena – São Paulo

Telefones: 11 3812-3894 /11 3032-6380

www.galeriaeduardofernandes.com

Nenhum comentário: