segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O Incrível Menino Preso na Fotografia no Teatro José Maria Santos



Fátima Ortiz dirige texto do dramaturgo paulista Fernando Bonassi

O espetáculo “O Incrível Menino Preso na Fotografia” propõe uma nova montagem do texto do dramaturgo paulista Fernando Bonassi, de forma a confrontá-lo mais uma vez com a realidade atual. A peça trata da falta de ação de um povo, da eterna espera coletiva. A temporada vai de 1º a 23 de novembro, de quarta-feira a domingo, sempre às 20h, no Teatro José Maria Santos, em Curitiba (PR). 

A encenação foi construída a partir de um processo colaborativo de grupo orientado por Fátima Ortiz, no qual os criadores nutriram-se de fatos históricos, somados ao texto e ao próprio repertório pessoal. O espetáculo é uma realização da Mataveri Cultural em parceria com a Cia. Pé no Palco e tem no elenco o ator Daniel Valenzuela e o músico Troy Rossilho.

Preso em uma cadeira, um homem, que pode ser tanto uma criança quando um adulto, relata o que viu de si, de seus colegas e do próprio país.

Segundo o depoimento do autor, o espetáculo pode ser um olhar para o passado, com toques dos anos de ditadura, ou do nosso presente, como cidadãos paralisados, incapacitados de nos movermos diante de tudo aquilo que nos incomoda. Em tempos em que tanto se fala de revoluções de sofá e mídias sociais, o texto é um convite efetivo ao movimento, para que as mudanças ocorram no mundo real.

Entre os trabalhos de Fernando Bonassi estão os roteiros dos filmes Cazuza – O Tempo Não Para, Carandiru, Cabra-Cega, Os Matadores, entre outros. Na televisão ele assina os roteiros das séries O Caçador, Força-Tarefa, Castelo Rá-Tim-Bum e Mundo da Lua.

SERVIÇOO Incrível Menino Preso na Fotografia
Data: 
1º a 23 de Novembro de 2014 – quarta a domingo.
Hora: 20h.
Local: Teatro José Maria Santos – Rua 13 de Maio, 655 – São Francisco – Curitiba (PR).
Ingresso: R$ 20 e R$ 10.
Classificação: 12 anos

Sinopse:
“O Incrível Menino Preso na Fotografia” é um relato da história recente do país do ponto de vista de um estudante da escola pública dos anos 70 que, desde então, está preso na clássica fotografia tirada sobre a escrivaninha. Por um lado confortável e por outro infeliz, ele está decidido a esperar pela chegada do futuro radioso e pelo o dia em que as promessas serão cumpridas. O texto também fala da falta de ação, da frustração, da opção feita pelo personagem por deixar de fazer.

Ficha Técnica

Dramaturgia: 
Fernando Bonassi 
Direção: 
Fátima Ortiz 
Assistência de Direção: 
Jean Godoi 
Elenco: 
Daniel Valenzuela e Troy Rossilho 
Cenário: 
Ricardo Alberti
Figurino: Carmen Rodriguez
Iluminação: Daniele Regis
Composição Musical: Troy Rossilho
Produção Audiovisual: WTF?! Filmes
Preparação Corporal: Juliana Adur 
Preparação Vocal: 
Edith Camargo 
Operação de luz: 
Daniele Regis
Operação de som e vídeos: José Augusto Bergossi
Direção de Produção: Daniel Valenzuela 
Produção Executiva: 
Michelle Hesketh 
Assistência de Produção: 
Lari Tomas 
Programação Visual:
 Henrique Martins 
Assessoria de Imprensa: 
Diogo Cavazotti 
Realização: 
Mataveri Cultural

Nenhum comentário: