quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Guia do Cemitério Municipal são francisco de paula é lançado na CAIXA Cultural Curitiba


Guia do Cemitério Municipal são francisco de paula é lançado na CAIXA Cultural Curitiba
 

Livro da pesquisadora Clarissa Grassi lança um olhar multidisciplinar sobre o local que guarda histórias relacionadas à memória paranaense
 
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o Guia de Visitação ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula – arte e memória no espaço urbano, que a pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi, lança, no dia 30 de setembro, às 19h30. Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o incentivo da CAIXA e da Serra Verde Express, o livro traz um olhar multidisciplinar sobre o cemitério fundado em 1854, reunindo dados ligados à arte tumular, arquitetura, geologia e história.

“Por sua importância histórica, os cemitérios integram parte do patrimônio cultural brasileiro. Para o olhar instruído, o monumento mostra um livro aberto da História. Mas, para valorizarmos esse patrimônio, é essencial conhecê-lo”, explica Clarissa. Diante de um universo de quase 80 mil sepultados, o guia faz um recorte de 99 personalidades e propõe ao visitante físico, ou leitor, um caminho direcionado pelos trajetos: artistas, empresários, políticos, intelectuais, músicos, arquitetura, arte tumular, geologia, personalidades e ritos e fé.

Os dez trajetos temáticos permitem explorar a arte tumular e seu contexto histórico, relacionado à visão da morte ao longo do tempo. Uma análise arquitetônica, de tipologia, geológica e histórica oferece ao leitor um conhecimento aplicável à leitura de outros cemitérios. Dentre as obras presentes no Cemitério Municipal, estão as executadas por João Turin para o túmulo de André de Barros, provedor da Santa Casa de Curitiba nos anos 1920, e esculturas como a do jovem Pierino Riva, forjada em bronze na Itália pelo escultor Alberto Bazzoni. “Esses são apenas alguns poucos exemplos que reiteram a importância de se preservar um verdadeiro patrimônio”, conta Clarissa.

A autora:
Há 11 anos pesquisando o Cemitério Municipal, Clarissa Grassi também é autora do livro Um olhar... A arte no silêncio, de 2006, sobre a arte tumular do local. Desde 2011, ela realiza visitas guiadas pelo cemitério, em que revela algumas das histórias presentes no Guia sobre personalidades bem conhecidas da história paranaense como Barão do Serro Azul, Guido Viaro, Emiliano Perneta, Helena Kolody, entre muitos outros. Também detalha curiosidades ligadas a nomes como Maria Bueno, cujo túmulo recebe um grande número de visitantes regularmente e que tem sua história cercada de lendas e mitos.  



Serviço:
Lançamento: Guia de Visitação ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, com palestra da autora Clarissa Grassi
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 30 de setembro (terça-feira)
Horário: terça-feira, às 19h30
Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro meia hora antes do evento.
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: