quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Foi-se o martelo: A história do comunismo contada em piadas


   

Foi-se o martelo: A história do comunismo contada em piadas

de  Ben Lewis

Tradutor:     Marcio Ferrari

Gênero:     História
Páginas:     432
Formato:     16 x 23 cm

 Uma das primeiras constatações que tive em minha "carreira" de militante , é que a esquerda não tem senso  de humor. Pior que isso, o quadro que se mostrar um pouco saidinho

vai levar pela fuça uma reprimenda, e o diagnóstico de cometer desvio pequeno-burgês


Como humor não pode ser politicamente correto, pedia logo - tire o seu mau humor do meu caminho que eu quero passar com o meu riso.

Me dói ver que os que prosperaram dentro das máquinas partidárias foram os que serviram-se da rançosa toleima que cada  ato pode até ser "pecado" no reino ateu. Confira um pouco da historia de como virar comédia popular neste deliciosamente sério livro. (E.C.)



A REVELADORA E BEM-HUMORADA HISTÓRIA DO COMUNISMO

As piadas sobre o comunismo são o mais estranho, engraçado e talvez até o mais significativo dos legados daqueles oitenta anos de experimentação política, na Rússia e no Leste Europeu. Ben Lewis conta o que realmente aconteceu nesse período por meio das piadas e das histórias das pessoas que as contavam – muitas delas acabaram no Gulag, embora outras tenham desfrutado de altos cargos ou se tornaram estrelas do teatro e do cinema. Culturalmente significativa, esta é a história de um sistema político que deixou, além das piadas, muitas perguntas sem respostas.



• O documentário de Ben Lewis Foi-se o martelo foi transmitido pela BBC4 e por uma série de outras emissoras de televisão pelo mundo, em 2006.

• O autor ganhou vários prêmios internacionais por seus documentários. Também é apresentador e roteirista e contribui regularmente para a Prospect e os jornais Evening Standard e Sunday Telegraph.







Nenhum comentário: