quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Elogiada internacionalmente, Dom La Nena faz primeiro show em Curitiba



Vivendo fora do Brasil desde a adolescência, gaúcha apresenta repertório com voz, violoncelo e guitarra no Paiol

Aos 25 anos de idade, Dom La Nena coleciona importantes realizações no seu currículo. As mais recentes são frutos que vêm colhendo desde o lançamento de seu primeiro álbum, "Ela", de 2013. A sonoridade delicada do trabalho vem arrancando elogios da imprensa internacional especializada e poderá ser ouvida pela primeira vez ao vivo em Curitiba. Dom La Nena sobe ao palco do Teatro do Paiol no dia 14 de setembro, domingo, às 19h.

Sozinha no palco, a compositora gaúcha encontra nos seus instrumentos a parceria ideal para um show muito íntimo. Em Curitiba, estará acompanhada pelo inseparável violoncelo, além da guitarra, tecladinho, ukulele e algumas percussões para apresentar canções do seu primeiro álbum, além de faixas que já antecipam seu novo disco.

"Ela" saiu nos Estados Unidos e na Europa pela gravadora Six Degrees Records e foi aclamado pela crítica, recebendo elogios de importantes publicações como os jornais norte-americanos The New York Times e Wall Street Journal, além da revista francesa Les Inrockuptibles. O disco conta com treze canções compostas por Dom La Nena em português e espanhol. Sua produção foi co-realizada com o cantor e compositor inglês Piers Faccini e conta com as participações da cantora francesa Camille e dos músicos Thiago Pethit, Kiko Dinucci e Guilherme Kastrup. 

Antes de lançar suas próprias composições, no entanto, Dom já havia rodado o mundo acompanhando a famosa atriz e cantora inglesa Jane Birkin, tocando violoncelo em uma turnê de dois anos de duração. Outras colaborações incluem Jeanne Moreau, Camille, Etienne Daho, Kiko Dinucci e Piers Faccini. 

Trajetória

Dominique nasceu em Porto Alegre, mas ainda criança acompanhou a família em uma mudança para a França, onde iniciou os estudos de violoncelo. Ao deixar a Europa e voltar ao seu país, viu que a melhor oportunidade para aprimorar sua técnica seria viajar novamente e estudar em um conservatório de Buenos Aires, para onde se mudou sozinha com apenas 13 anos. Foi lá que, pela pouca idade, ganhou o apelido La Nena (a pequena, em espanhol).

Quando completou 18 anos, foi aprovada e entrou para a École Normale de Musique de Paris, onde concluiu os estudos acadêmicos. Após encontros, parcerias, turnês e gravações, Dom La Nena já levou o repertório de "Ela" para a toda França, Suíça, Itália, Portugal, Estados Unidos, Canadá (no mítico Festival Internacional de Jazz de Montreal e no prestigioso Festival de Verão do Quebéc), além de Marrocos e Brasil.

Serviço:
Dom La Nena
14 de setembro, domingo, 19h
Teatro do Paiol - Praça Guido Viaro, s/n
R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

Pontos de venda:
- Bilheteria do Paiol: terça a sexta, das 13h30 às 19h. Sábado e domingo: das 15h até o horário do evento
- Restaurante Mezanino das Artes - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 805 - Batel, de segunda à sábado, das 11h30 às 23h
Informações: 3213-1340

Produção: Santa! Produção e Fineza Comunicação & Cultura
Apoio: Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Restaurante Mezanino das Artes, Blog Tudo o que você (ou)vê.

Nenhum comentário: