Uma atração musical inusitada
marca o fim de semana, com a Orquestra de Câmara de Curitiba executando o
concerto “As Oito Estações”, que tem no repertório “As Quatro Estações”, a mais
conhecida obra do italiano Antonio Vivaldi (1678 – 1741), e o “Quarteto de
Cordas em Quatro Partes”, do polêmico norte-americano John Cage (1912 – 1992). Com
direção musical e violino solo a cargo de Rodolfo Richter, o espetáculo inédito
em Curitiba acontece na Capela Santa Maria Espaço Cultural, com sessões às 20h
de sexta-feira (15) e às 18h30 de sábado (16).
As apresentações, que
integram a temporada 2014 patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, serão
antecedidas por palestras de Márcio Steuernagel, premiado compositor, mestre em
Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor da Escola de
Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e regente da Orquestra Filarmônica da
UFPR. O público também terá a oportunidade de acompanhar o ensaio geral da
orquestra, às 10h de quinta-feira (14), na Capela Santa Maria Espaço Cultural,
com entrada franca.
Inovadores, cada um em seu
tempo, Vivaldi e Cage estarão unidos sob a direção musical do violinista
curitibano Rodolfo Richter, que responde desde 2012 pela direção artística de
Música Antiga da Oficina de Música de Curitiba. O músico desenvolve uma
carreira internacional e vive em Londres, onde é professor da conceituada Royal
College of Music. “O desafio deste programa reside no paradoxo de tocar Vivaldi
como Cage e Cage como Vivaldi”, destaca Richter.
Os quatro movimentos da obra
de Cage – também batizados de Verão, Outono, Inverno e Primavera – serão
executados intercalados aos de Vivaldi, numa combinação que transcende séculos.
O concerto, que não terá intervalos entre os movimentos, permite o diálogo
entre passado e presente. “Vivaldi é gráfico em sua composição, levando a
plateia a enxergar o quadro descrito pela música. Cage é mais contemplativo,
despertando no ouvinte a reflexão sobre a obra”, explica Richter, que gravou “As
Oito Estações” com a B’Rock Baroque Orchestra, grupo belga conhecido por
misturar música antiga e contemporânea.
O desafio aceito pela
Orquestra de Câmara de Curitiba cria uma performance histórica, mostrando que
as diferenças entre passado e presente estão sendo gradativamente apagadas. “O
moderno ‘Quarteto de Cordas em Quatro Partes’ de Cage clama pelos sons mais
leves de uma orquestra barroca”, enfatiza Richter.
Os
compositores – Um dos mais polêmicos compositores contemporâneos
– e ironicamente menos ouvido, pela dificuldade de sua produção chegar ao
público –, o norte-americano John Cage foi um dos pioneiros daquilo que ficou
conhecido como movimento da música aleatória, na qual os elementos de
composição são deixados ao acaso. O resultado é uma linguagem pouco
convencional, gerando uma música experimental, de textura complexa e
esteticamente desafiadora, com o uso de instrumentos não convencionais ou a
utilização não convencional de instrumentos conhecidos.
“Quarteto de Cordas em Quatro Partes” foi criado por John
Cage em 1950, e é uma de suas útimas obras não inteiramente aleatória, com a
inclusão de harmonias tradicionais. Na peça, o compositor usou uma nova
técnica, que consiste em lidar com sonoridades fixas, ou acordes. O trabalho
explora ideias da filosofia indiana e é baseado nas quatro estações do ano –
primavera, verão, outono e inverno –, sendo que cada uma delas está associada a
uma força particular de criação, preservação, destruição e repouso. Desde 1946
o interesse de Cage estava em compor música para "uma mente sóbria e
tranquila, tornando-se suscetível às influências divinas", ao contrário de
música para expressar sentimentos e ideias.
Antonio
Vivaldi nasceu
em Veneza (Itália) e tornou-se célebre por sua maestria musical e suas
composições barrocas. A música de Vivaldi é particularmente inovadora,
quebrando com a tradição consolidada em esquemas. O compositor deu brilho à
estrutura formal e rítmica do concerto, repetidamente procurando contrastes
harmônicos, inventando melodias e trechos originais. Ele soube conciliar os
elementos descritivos da obra com suas exigências de músico puro, de inventor
do concerto clássico.
Para atingir seus objetivos,
Vivaldi utiliza na obra “As Quatro Estações” os instrumentos de cordas com
invenção e engenhos ilimitados. Ouvindo-se a obra, é possível enxergar as
paisagens, mas é a beleza dos sons que emociona.
O diretor e solista – Rodolfo Richter é considerado um dos violinistas
barrocos mais inspirados de sua geração, apresentando-se regularmente como
solista e diretor de importantes conjuntos e orquestras barrocas europeias, com
recitais em todo o mundo. Além de gravar discos na sua especialidade, também
é respeitado compositor de música contemporânea, resultando numa interessante
abordagem da música antiga, cheia de imaginação.
Tem colaborado regularmente em concertos e
gravações com músicos como Andrew Manze, Richard Egarr, Monica Huggett,
Giuliano Carmingola, Melvyn Tan, Roel Dieltiens, Gustav Leonhardt. Como
diretor, tem trabalhado com frequência ao lado de cantores como Juanita
Lascarro, Raquel Andueza, Simone Kermes, Gemma Bertagnolli e Bernarda Fink.
Desde 2002, Richter é membro do aclamado
Palladian Ensemble (atualmente conhecido como Palladians). Destaques da temporada
2012-13 incluem apresentações na Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, China,
Austrália, Bélgica, França, Holanda, Estônia, Alemanha e Japão.
Rodolfo iniciou seus estudos como violinista
moderno com Moysés de Castro, Wusthoff Klaus e Pinchas Zuckermann e estudou
composição com Hans-Joachim Koellreutter e Pierre Boulez. Mais tarde
especializou-se em violino barroco com Monica Huggett, na Royal Academy of
Music, e foi premiado no prestigiado Concurso Internacional de Early Music for
Ensembles, em Bruges (Bélgica – 2000), além de obter o primeiro prêmio no
Concurso Internacional de Violino Antonio Vivaldi (2001). Atualmente é spalla
da Academy of Ancient Music (Inglaterra), diretor convidado do Bach
Collegium San Diego (EUA) e professor de violino barroco no Royal College of
Music em Londres. Também comanda cursos na Guildhall School of Music and Drama (Londres) e
na Royal Scottish Academy
of Music and Drama (Glasgow - Escócia).
Serviço:
Concerto da Orquestra de
Câmara de Curitiba, sob a direção musical de Rodolfo Richter, também
responsável pelo violino solo. O espetáculo inédito em Curitiba integra a
temporada 2014 patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.
Datas e horários:
- dia 14 de agosto de 2014
(quinta-feira), às 10h, ensaio geral aberto ao público, na Capela Santa Maria
Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), com entrada franca;
- dia 15 de agosto de 2014
(sexta-feira), às 20h, e dia 16 de agosto de 2014 (sábado), às 18h30, na Capela
Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro),
apresentações antecedidas por palestra do premiado compositor Márcio
Steuernagel, com início às 19h15 de sexta-feira e às 17h45 de sábado. Nessas
sessões, os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada), com pagamento
somente em dinheiro.
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