segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CLARINETISTA FAZ RECITAL INÉDITO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Paulo Sérgio Santos realiza, pela primeira vez, apresentação exclusiva de clarinete como convidado da Série Solo Música
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 12 de agosto, recital do clarinetista Paulo Sérgio Santos, que realiza sua primeira apresentação exclusivamente de clarinete, como parte da Série Solo Música. Recitais solo de clarinete são raros, por se tratar de um instrumento melódico, e não harmônico como o violão e o piano. Diante disso, o artista propôs-se a criar um repertório especial para sua apresentação.

O convite do idealizador da Série e produtor Alvaro Collaço caiu como uma luva para Paulo Sérgio, que já vinha pensando em realizar um recital nestes moldes. “Teoricamente, não vejo problema em fazer isso, pois estou preparado. A dificuldade está no ineditismo da proposta”, diz o músico, que também se apresenta pela Série na CAIXA Cultural Fortaleza e CAIXA Cultural Brasília. “Paulo Sérgio é um dos mais importantes clarinetistas de todos os tempos, uma referência tanto no âmbito da música clássica quanto popular”, destaca Collaço.

No recital que fará no Solo Música, Paulo Sérgio Santos optou em fazer um apanhado de sua vida musical, tocando uma versão para clarinete da “Partita em Sol Maior”, de Johann Sebastian Bach, “Três Peças para Clarineta”, de Igor Stravinsky, e choros de Abel Ferreira, Anacleto de Medeiros, Pixinguinha e Guinga. Há ainda a música de composição própria, “Choro Sambado”.

O músico:
Paulo Sérgio Cunha dos Santos, que iniciou sua formação no clarinete aos 11 anos, tem uma trajetória musical é marcada pelo ecletismo. Desde 1975, integra o Quinteto Villa-Lobos, com o qual realizou inúmeras apresentações no Brasil e no exterior e gravou nove CDs e um DVD. A partir de 1977, passou a integrar a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde permaneceu como primeiro clarinetista por 18 anos.

Em 1986, participou da Orquestra Filarmônica Mundial, regida por Lorin Maazel. No ano seguinte, em Paris, obteve menção honrosa no “Concurso Acanthes” de interpretação de música contemporânea. Atuou como solista na Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Nacional da Rádio MEC, Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra de San Antonio (EUA), Atlanta Symphonic Orchestra e Filarmônica de Los Angeles.

Na música popular, fundou no final dos anos 80 o conjunto musical O Trio, com Maurício Carrilho e Pedro Amorim, com quem gravou dois CDs e fez turnês pelos Estados Unidos, Europa e Japão. A discografia de Paulo Sérgio completa-se com os CDs Self Portrait (1991), com João Carlos Assis Brasil, Segura ele (1995), Gargalhada (2001), com o violonista Caio Márcio e o percussionista Oscar Bolão, Saudade do Cordão (2009) e Rasgando Seda (2001), estes com Guinga. Rasgando Seda foi indicado ao Grammy de 2012, como melhor álbum instrumental. Paulo Sérgio recebeu inúmeros prêmios, destacando três Carlos Gomes de Música.

Serviço:
Show: Série Solo Música – Paulo Sérgio Santos (clarinete)
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro - Curitiba
Data: 12 de agosto de 2014 (terça-feira)
Horário: terça-feira às 20h
Ingressos: vendas a partir de 9 de agosto (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: