quarta-feira, 7 de maio de 2014

GALERIA EDUARDO FERNANDES TRAZ À SÃO PAULO EXPOSIÇÃO DA 19ª BIENAL DE SIDNEY





Obra de Mikhail Karikis é um dos destaques da Bienal; em São Paulo, o artista apresenta também a obra Sounds of Beneath, no Paço das Artes



Children of Unquiet (vimeo.com/75650194) é o novo projeto de Mikhail Karikis, que surge na região geotérmica Vale do Diabo, Toscana, Itália. Conhecida por sua legendária associação com os infernos de Dante, graças aos vapores que emanam pelas falhas do terreno, esse foi o local onde a produção de energia sustentável surgiu no início da década de noventa. Até pouco tempo cinco mil trabalhadores e suas famílias viviam em uma icônica vila industrial modernista construída nos arredores da estação de energia.



No entanto, a mecanização do trabalho, o desemprego e a falta de oportunidades para os jovens resultou na rápida evasão e abandono da vila. Foi neste complexo contexto natural, histórico e socioeconômico que Mikhail Karikis, exibido na 19ª Bienal de Sidney, e, a partir do dia 8 de maio, na Galeria Eduardo Fernandes, em São Paulo.

O artista, junto aos filhos das famílias remanescentes orquestrou uma ocupação de crianças em uma aldeia de trabalhadores abandonada ao 1ongo de 18 meses. Em seu filme, jovens de 5 a 12 anos de idade desvendam o local e transformam terras inférteis em playgrounds, reúnem-se em meio as ruínas para ler sobre a filosofia do amor de Antionio Negri e Adriana Cavarer e cantam nos vaporosos terrenos baldios ao som dos geysers.

Contrapondo-se aos prédios vazios e à poeira que caracteriza a opacidade do lugar, cores fortes surgem dos vestuários das crianças que foram confeccionados pelo próprio artista. É importante ressaltar que a questão das roupas deixa de ser somente estética quando Karikis levanta o debate sobre a publicidade infantil manifesta na indústria da moda voltada pra jovens.

Além disso, em um workshop com o artista, as crianças produziram desenhos  baseados na ideia que fazem de como a aldeia será no futuro. Karikis instalou esses desenhos nas casas abandonadas e criou uma série de fotografias que justapõe a imaginação das crianças e o cenário distópico.

Ao capturar essa perspectiva de futuro, o projeto cria um universo utópico através do resgate do conceito de comunidade. Isso só é possível por meio da liberdade inerente que faz parte do olhar dessas crianças, capaz de gerar possibilidades inesperadas que vem de encontro às tradições de um mundo já cansado. A obra promove e retrata uma fusão entre o fracasso da ilusão de uma geração e os sonhos da geração que a sucede e dá aos jovens a oportunidade de sonhar e recriar o espaço em que vivem para além da dominação política e econômica em que estão submetidas.

Children of Unquiet gera a oportunidade para a expressão individual e comunitária, afirmando a ligação da geração mais jovem com o local de sua infância, desafiando narrativas de migração obrigatória que os dominam e sugerindo diferentes futuros possíveis, desejados ou imaginados.

O Artista

Mikhail Karikis é grego, baseado em Londres, e sua criação emerge da investigação constante do papel do som e da voz humana na elaboração de um senso de coletividade. Para o artista esse conceito é o que caracteriza as vidas das pessoas e suas identidades profissionais, junto aos desafios da dominação política e das convenções culturais. Sua obra abrange vídeo-instalação, fotografia, desenho, música e performance.

Karikis participou da 19ª Bienal de Sidney (2014) e das exposições Assembly, no Tate Britain (2014); Aichi Triennale, no Japão (2013); noLatitude Festival (2013), na Inglaterra; Manifesta 9, na Bélgica (2012) e do Danish Pavillon, na 54ª Bienal de Veneza (2011).

A mesma exposição também acontece simultaneamente na 9th Biennale of Sydney.Além disso,  Karikis foi convidado para exibir a obra Sounds of Beneath, no Paço das Artes. A obra foi concebida a partir de um coro de carvoeiros escolhidos para repetir e vocalizar os sons que eles ouvem enquanto trabalham na mina. Na sequência, Karikis convidou o artista Uriel Orlow para colaborar em um vídeo que representa uma desoladora mina de carvão no Sul da Inglaterra que renasceu por meio da música.

A mina se transforma em um anfiteatro ressoando sons, como explosivos e alarmes, entoados pelo Snowdown Colliery Male Voice Choir, da Inglaterra.

Children of Unquiet, de Mikhail Karikis

Abertura: 8 de maio de 2014, a partir das 19h

Visitação: de 8 de maio a 16 de junho

De terça a sexta, das 10h às 19h

Sábados, das 10 às 18h

Galeria Eduardo Fernandes

Rua Harmonia, 145, Vila Madalena, São Paulo

Telefones: 11 3812-3894 /11 3032-6380

www.galeriaeduardohfernandes.com

Nenhum comentário: