quarta-feira, 2 de abril de 2014

VIOLÃO BEM BRASILEIRO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Como parte da Série Solo Música, o violonista Marco Pereira apresenta show com repertório formado por clássicos da MPB e composições próprias


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 8 de abril, show do violonista Marco Pereira, segunda atração da Série Solo Música de 2014. O músico traz ao projeto um repertório bem brasileiro formado por clássicos da MPB, além de composições próprias. Há clássicos como Eu sei que vou te amar, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes; Ternura, de K-Ximbinho, e Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso, além de obras compostas para violão como Pixinguinha, movimento da Suíte Retratos de Radamés Gnatalli, e Canto de Ossanha e Consolação, ambas da série Afrosambas, de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

Marco Pereira mostra, ainda, sua homenagem a Dorival Caymmi, apresentando em forma de suíte as canções praieiras A lenda do Abaeté, A jangada voltou só e É doce morrer no mar. O instrumentista encerra o recital com três obras próprias: Estrela da manhã, Num pagode em Planaltina e Fantasia sobre um tema popular.

O músico:
Instrumentista de formação erudita, Marco Pereira estudou com o mestre uruguaio Isaías Sávio, fez mestrado na Université Musicale Internationale e defendeu tese no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne, na França. Na Espanha, foi premiado no Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e no Concurso Francisco Tárrega (Valência).

O músico nascido em São Paulo é reconhecido pela sua dedicação à música popular brasileira, projetando-se como um de seus principais divulgadores e intérpretes. “Marco Pereira é um dos principais violonistas da atualidade. Ele sempre enfatizou, em seus trabalhos, a beleza e a riqueza da MPB. Ele é, de certa forma, herdeiro da tradição do violão brasileiro de Baden Powell, de Garoto e mesmo de Villa-Lobos”, diz Alvaro Collaço, produtor da Série Solo Música.

Sua discografia é composta por dois LPs e 16 CDs. Fez discos com Cristovão Bastos, Gabriel Grossi, Hamilton de Holanda, Ulisses Rocha e Toninho Ferraguti. Gravou com importantes artistas como Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola,Tom Jobim, Milton Nascimento, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos. Apresentou-se no Festival de Jazz de Paris e no Free Jazz Festival. 

Atualmente, além do seu trabalho solo, faz apresentações regulares  com seu trio (com Bebê Kramer e Guto Wirtti) e com o acordeonista Toninho Ferraguti. Tem composições editadas pela Editora Lemoine (França), pela GSP - Guitar Solo Publications (EUA) e por sua própria editora, a Garbolights (Rio de Janeiro), pela qual lançou os livros para o estudo do violão “Ritmos Brasileiros”, “Sete Cordas, técnica e estilo” (com Rogério Caetano) e “Cadernos de Harmonia”.

O projeto:
Desde 2009, o projeto Solo Música, idealizado pelo produtor Alvaro Collaço, realiza concertos solo de artistas nacionais e internacionais de estilos variados na CAIXA Cultural Curitiba – na edição deste ano há desde a Música Popular Brasileira e a música clássica até o punk-blues e a música experimental. Em 2014, o projeto chega à sua segunda edição na Caixa Cultural Brasília e inicia sua programação na Caixa Cultural Fortaleza.

Serviço:
Show: Solo Música – Marco Pereira (Violão)
Data: dia 8 de abril (terça-feira)
Hora: terça-feira, às 20h 
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Ingressos: Os ingressos estarão à venda a partir do dia 05 de abril (sábado) R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h).
Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: