sábado, 18 de janeiro de 2014

ZUMBI DOS PALMARES NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



 

Baseado no clássico “Arena conta Zumbi”, musical retrata a luta dos Quilombolas de Palmares no período colonial brasileiro

 

 

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o musical “Zumbi”, de 23 a 26 de janeiro, uma homenagem ao clássico espetáculo “Arena conta Zumbi”, escrito na época da ditadura militar (1964-1985) por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri. Com direção geral de João das Neves e direção musical da cantora Titane, inspirada na trilha original de Edu Lobo, a montagem realizada pelo Instituto Augusto Boal refaz a trajetória do líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados, durante o período colonial no país.

 

Um grupo de dez atores – todos negros, pela primeira vez, desde a estreia de “Arena Conta Zumbi” em 1965, no Teatro de Arena – reveza-se no palco para representar os personagens de acordo com o Sistema Coringa, criado por Boal para viabilizar a encenação de peças com elencos reduzidos. Dentro deste modelo dramatúrgico, o coringa, como no baralho, pode substituir qualquer carta, prescindindo-se de um protagonista. “Minha proposta é a realização de um sonho: ver Zumbi representado por um elenco de atores negros. Tenho a pretensão de crer que Boal e Zumbi estariam de acordo”, diz Cecília Boal, viúva do autor e fundadora do Instituto Augusto Boal.

 

Cecília Boal convidou João das Neves para dirigir o espetáculo após conferir seu trabalho em outro musical, a montagem “Besouro Cordão-de-Ouro”, de 2007. Para o diretor, mais do que retomar o histórico espetáculo de Boal e Guarnieri, “Zumbi” deseja reavivar a saga de um dos heróis fundadores brasileiros, Zumbi, “com a alegria e a fé de uma nação que começou realmente a ser construída ali, na Serra da Barriga”.

 

Histórico:

Marco do teatro político brasileiro, “Arena Conta Zumbi” foi encenado pela primeira vez em 1965, no Teatro de Arena. No elenco, nomes como Giafrancesco Guarnieri, Lima Duarte, Dina Sfat, Marília Medalha e José Luiz de França Penna deram vida aos personagens históricos. A montagem conseguiu fugir da censura ao utilizar fatos da história do país, ensinados na escola, como subterfúgio para criticar a realidade política do Brasil da época, que vivia sob ditadura militar.

 

O espetáculo, já apresentado nos espaços da CAIXA Cultural do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, tem elenco formado por Alysson Salvador, Benjamin Abras, Evandro Nunes, Júlia Dias, Júnia Bertolino, Kátia Aracelle, Nath Rodrigues, Ricardo Campos, Rodrigo Almeida e Rodrigo Jerônimo.

 

Informações e entrevistas:

Annalice Del Vecchio - (41) 9929-1777


 

Serviço:

Espetáculo teatral “Zumbi”

Data: de 23 a 26 de janeiro (quinta-feira a domingo)

Hora: de quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: