quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Violas caipiras dão o tom no Domingo Onze e Meia






O trio curitibano Serra Acima, que reúne os instrumentistas Emiliano Pereira, Marcio Pinho e João Triska, sob a direção musical do renomado violeiro Rogério Gulin, é o cartaz do programa Domingo Onze e Meia, na edição deste domingo (4), às 11h30, no Conservatório de MPB de Curitiba. A proposta dos músicos é ir além da tradição, levando a viola caipira a um novo patamar de interpretação. O espetáculo tem entrada franca.

Formado no início de 2012, o Serra Acima explora os arranjos em trio, uma formação pouco usual na viola, conjugando aspectos da música tradicional, erudita e popular brasileira. A viola caipira, viola brasileira ou viola de arame tem uma história ligada ao campo, à música rural caipira, e ao fandango do litoral paranaense e sul-paulistano. Entretanto, a partir de Renato Andrade, alguns violeiros têm se destacado na busca por revitalizar a viola, seja no repertório ou na interpretação. Ivan Vilela, Paulo Freire, Roberto Correa, Rogério Gulin e Fernando Deghi são alguns dos nomes que predominam nesse cenário. 

A música tradicional de viola faz parte do trabalho do trio, por meio da incorporação de alguns ritmos que estão ligados à história desse instrumento. Tais ritmos já fazem parte da própria linguagem da viola e aparecem de forma natural nos arranjos do grupo. A música erudita está presente principalmente na concepção do trabalho, nas ideias de contraponto dos arranjos e no apuro técnico, numa tentativa de explorar a sonoridade do instrumento de formas variadas, sempre com foco na interpretação.

A música popular brasileira, que envolve todo o universo de repertórios e possibilidades explorado pelo trio, chega naturalmente pelas experiências prévias de cada um dos integrantes. Dessa forma, revelam-se diversos ritmos brasileiros, como baião, pagode de viola, toada, choro, fandango, maracatu, entre outros. A soma desses elementos dá ao Serra Acima uma identidade única, revestida pela valorização das raízes paranaenses da viola e pelo desejo de contribuir com um novo repertório, a partir de composições próprias.



Serviço:

Programa Domingo Onze e Meia, com show do trio Serra Acima.

Data e horário: dia 4 de agosto de 2013 (domingo), às 11h30.

Local: Praça Jacob do Bandolim do Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico).

Entrada franca.

Nenhum comentário: