sábado, 10 de agosto de 2013

Camus e ditadura militar são temas de peças na semana do advogado



Neste domingo, 11 de agosto – dia do advogado –, o Teatro do Paiol apresenta a peça Murro em Ponta de Faca. A apresentação, que conta a história de um grupo de exilados brasileiros na época da ditadura militar, é promovida pela OAB Paraná em comemoração da data. A entrada será um litro de leite longa vida ou uma lata de leite em pó. A OAB também está promovendo o espetáculo A Queda, que será apresentado na terça-feira (13), às 19h30, no seu próprio auditório. A entrada é gratuita.

A peça Murro em Ponta de Faca tem texto de Augusto Boal e direção de Paulo José e é ambientada nos anos 70, mostrando a trajetória dos exilados pelo Chile, Argentina e França. Boal escreveu a peça enquanto esteve no exílio e mandou o texto a Paulo José, que em sua homenagem montou o espetáculo pela primeira vez em 1978. A segunda versão, também com direção de Paulo José, é uma produção da companhia curitibana Espaço Cênico. A peça estreou no Festival de Curitiba em 2011 e já fez turnê pelo país, sendo apresentada em várias capitais.

Já o espetáculo A Queda é um monólogo baseado no romance filosófico do escritor Albert Camus. O ator Mauro Zanatta interpreta Jean-Baptiste Clamence, um decadente advogado parisiense que se auto proclama “juiz-penitente”. A peça se passa num boteco de Amsterdã, onde o personagem expõe suas reflexões, ironias, cinismos e confissões de culpa. Com esse espetáculo, Zanatta ganhou o Troféu Gralha Azul de Melhor Ator em 2006. A peça que será exibida na OAB é uma nova montagem, com direção de Flávio Stein.

Serviço:

Murro em Ponta de Faca
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)
Data: 11 de agosto (domingo)
Horário: 19h
Ingresso: um litro de leite longa vida ou uma lata de leite em pó

A Queda
Local: Auditório da OAB Paraná – R. Brasilino Moura, 253 – Ahú
Data: 13 de agosto (terça-feira)
Horário: 19h30
Entrada franca

Nenhum comentário: