sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Câmara Árabe patrocina mostra de cinema


A partir de hoje, serão exibidos 20 filmes de países do Oriente Médio e Norte da África, bem como América Latina e Europa. Entre eles, o indicado ao Oscar “Cinco Câmeras Quebradas”
São Paulo, 15 de agosto de 2013 – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira é patrocinadora da 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, realizada hoje  em São Paulo. O Rio de Janeiro recebe o evento de 4 a 16 de setembro. A iniciativa do Instituto da Cultura Árabe (ICÁrabe) vai exibir 20 títulos de países como Emirados Árabes Unidos, Palestina, Argélia, Líbano, Egito, Marrocos, Kuwait, Catar, Tunísia, Iraque, além de obras do Brasil, Argentina e Espanha. Entre eles, “Cinco Câmeras Quebradas”, do diretor palestino Emad Burnat, que foi indicado ao Oscar deste ano.
Este ano, a mostra está dividida em dois segmentos: “Mundo Árabe”, que traz filmes de grande repercussão nos últimos festivais, além de obras clássicas e inéditas no Brasil. A seção exibe também obras cedidas pela Casa Árabe da Espanha. O segundo segmento, “Diálogos Árabes Latinos”, exibe produções brasileiras e latino-americanas sobre a temática da imigração árabe na América Latina.
A mostra é resultado de parceria com o Cine Fértil, grupo que tem a proposta de exibir filmes árabes na Argentina e que também organiza o Festival Internacional de Filmes Árabes Latinos. Entre os filmes argentinos que serão exibidos no evento está Beirute-Buenos Aires-Beirute, do diretor Hernán Belón. A produção conta a história de Grace, uma jovem portenha, de origem libanesa, que deixa a capital de seu país para ir a Beirute descobrir o que aconteceu com seu bisavô, Mohamed, que abandonou sua família na Argentina há 50 anos.
IMIGRAÇÃO
Outro título do país vizinho que integra a mostra é 1001 noites patagônicas, do diretor Javier López Actis, uma história de amor que acontece durante uma viagem de 800 quilômetros, indo de Bariloche à planície de Somuncurá. “Hoje, há filmes feitos por descendentes e por não descendentes. A valorização da cultura árabe não é uma prerrogativa dos descendentes, é algo da sociedade brasileira”, avaliou o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, ponderando sobre a produção de obras relativas à imigração árabe no Brasil.
Entre os filmes de países árabes, o destaque da mostra vai para “Cinco Câmeras Quebradas”, do diretor palestino Emad Burnat. O documentário mostra a vida do próprio diretor da obra, que filmou violações israelenses, incursões policiais e protestos não violentos contra a ocupação de Israel na vila de Bilin, ao nordeste de Ramallah. O título do filme refere-se às cinco câmeras que foram destruídas pelos soldados israelenses enquanto Burnat filmava a luta do povo de Bilin.
De acordo com Geraldo de Campos, diretor cultural do ICÁrabe e um dos curadores do festival, a política e a questão da mulher são temáticas sempre presentes nas obras exibidas no evento. “A grande riqueza da mostra é apresentar a extrema complexidade dessa sociedade, a diversidade da cultura árabe. A realização do Cinco Câmeras Quebradas, filme que vai abrir a mostra, já mostra a dificuldade de se produzir cinema no mundo árabe”, explicou.
Para o curador da mostra, com o processo de revolução pelo qual passam alguns países árabes, o cinema voltou a ganhar um “papel muito importante” para aquelas populações. “São sociedades que estão tentando se reconstruir, se reinventar, e as artes têm sido essenciais nestas sociedades”, avalia.
Serviço:
8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
De 15 de agosto a 01 de setembro, em São Paulo
Abertura: 15 de agosto, às 19h30, no CineSesc
Exibições também no Centro Cultural Banco do Brasil
De 04 a 16 de setembro, a mostra acontece no Rio de Janeiro
Centro Cultural Banco do Brasil
 
Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira representa 22 países árabes, foi fundada em 1952 e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços, como certificação de documentos, informações de mercado, traduções, realiza eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento Comercial, um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil e os países árabes.
 

Nenhum comentário: