sábado, 20 de julho de 2013

Portão Cultural recebe a arte digital do artista uruguaio Fernando Velazquez




O que há por trás de uma imagem? Uma lembrança, uma sensação? É por meio desses questionamentos que o artista uruguaio Fernando Velazquez traça a performance audiovisual intitulada Mindscapes, que será apresentada às 19h30 desta terça-feira (23), no Portão Cultural. A proposta de Velazquez é fazer uma viagem para dentro da mente, onde as imagens são modificadas e construídas por meio de diversas interações como o som e a luz.   
Velazquez explica que a performance audiovisual consiste em uma apresentação única, que usa uma base de dados para criar imagens e sons em tempo real. “Procuro criar um imaginário de como funciona nossa cabeça, com as conexões entre os neurônios e a mudança contínua da memória”, afirma. O artista também esclarece que a expressão da Arte Digital funciona de forma diferente das Artes Plásticas. “Trabalho com a arte generativa, que sempre se apresenta de maneira diferente, assim como nossos pensamentos e lembranças”, complementa.
Logo após a performance, acontece uma mesa-redonda sobre a produção da Arte Digital, vista pelo prisma dos trabalhos contemplados no 1º Edital de Arte Digital da Fundação Cultural de Curitiba. Na mesa, Velasquez e Denise Bandeira serão interlocutores da pesquisa e da produção dos processos criativos. Também estarão presentes os artistas já contemplados pelos editais, Fábio Alves e Lúcio Araújo, ao lado de artistas que tiveram seus trabalhos expostos no primeiro semestre de 2013, como Inara Vidal e Mainês Olivetti.
Para a coordenadora de Artes Visuais da FCC, Marili Azim, é importante criar eventos que permitam o acesso e que gerem reflexões em torno da Arte Digital. “É uma maneira de articular e revelar a produção local na área”, explica.

Serviço:
Performance audiovisual Mindscapes, com o artista uruguaio Fernando Velazquez, seguida de mesa-redonda sobre a produção de Arte Digital.  
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide do Portão Cultural (Av. República Argentina, 3.430 – Portão).
Data e horário: dia 23 de julho de 2013 (terça-feira), com a performance às 19h30, e a mesa-redonda tendo início às 20h.
Entrada franca.

Nenhum comentário: