sexta-feira, 14 de junho de 2013

Programação especial comemora 6 anos do Centro Cultural Banco do Nordeste em Sousa, no alto sertão paraibano Entrada x



Para comemorar seis anos de atuação no apoio à cultura dos municípios do alto sertão paraibano, o Centro Cultural Banco do Nordeste em Sousa preparou programação especial, incluindo apresentações de dança, música, teatro e debate filosófico. Elas acontecem nesta sexta-feira e sábado, 14 e 15 de junho, e ainda no dia 25 de junho.



Pesquisadores da cultura popular afro-brasileira, o grupo de dança Imburana inicia a programação na sexta-feira, 14, a partir das 19h30, no Calçadão Mundinho Teodoro. Em novo espetáculo, o grupo vai mostrar ritmos e danças dos orixás brasileiros. Também serão apresentadas novas coreografias de cocos de trupé, dos bois e cavalos marinhos da Paraíba, dos maracatus de baque virado de Pernambuco, entre outras.



Ainda na sexta-feira, a partir das 19h, serão abertas duas exposições de artes visuais: Braz Marinho – Poética da Forma” e “Senhoras e Senhores” no salão principal e no corredor galeria do CCBNB, respectivamente. A primeira terá trabalhos em diversas categorias, como pintura, escultura, objeto, gravura, vídeo e assemblage. Eles foram recolhidos no acervo da família de Braz Marinho, natural de Sousa, em razão dos pontos comuns de síntese e sugestões sobre conexões em zonas de tensão, situações-limite e ritmo. A segunda, com obras de Aparecida Moura e Saullo Danilck, resgatará registros de algumas personalidades que influenciaram o desenvolvimento da cidade de Sousa.



A noite prossegue com mais uma edição do Programa Conversas Filosóficas, no teatro multifuncional do Centro Cultural, que terá como expositor o professor mestre em História da Filosofia e doutor em Teologia, Antônio Patativa Sales. Servindo-se do pensamento de Platão, Schopenhauer e Nietzsche, ele explicará como o Eros grego foi rebaixado pelo ágape cristão, e como o conceito moral do amor influenciou a formação cultural e comportamentos na contemporaneidade.



Sábado



No sábado, 15, às 20h, num palco montado frente ao CCBNB, apresenta-se a banda Rosa de Pedra, que une vertentes sonoras do tradicional com o contemporâneo-urbano. O show tem o nome do novo disco e traz jovens e experientes músicos que mesclam sons de violino, guitarra, baixo, bateria, percussão e vozes, com ousadia na poética e um visual plástico, em cenário e figurinos, e na expressão.



Um pouco mais tarde, às 21h30, também no mesmo palco, a cantora paraibana Cátia de França apresenta o show “No Bagaço da Cana, um Brasil Adormecido”, cujo repertório vai do coco ao blues, incluindo 12 canções inspiradas na literatura de José Lins do Rego, especificamente na obra “ciclo da cana de açúcar”.



A programação encerra-se com os espetáculos teatrais “O Planeta que era Azul” e “Errar é Umano”. A primeira peça, infantil, será encenada pelo grupo Teatro Oficina, em duas apresentações, às 15h e 17h, no teatro multifuncional. O enredo conta a aventura de três crianças que tentam devolver as cores ao planeta.



A segunda peça encerra a programação especial, no dia 25 de junho. Ela será encenada no Calçadão Mundinho Teodoro, às 19h30, pela Cia Sinequanon (RJ). Por meio de quadros cômicos e intervenções circenses, o elenco busca contar a história da humanidade.



CCBNB-Sousa



O CCBNB-Sousa foi inaugurado em 25 de junho de 2007. Desde então, mais de 1 milhão de pessoas já circularam no espaço, em cerca de 3.400 eventos. Atualmente, por meio do programa Arte Retirante, são realizadas atividades culturais em 15 municípios do Alto Sertão Paraibano.



O CCBNB-Sousa despertou maior atenção da mídia para os fazeres e saberes desenvolvidos na região, quebrando o monopólio de divulgação centralizada no eixo João Pessoa-Campina Grande. Graças à conscientização e envolvimento da comunidade civil e dos poderes públicos locais, a cultura tem sido inserida nas pautas de prioridades governamentais nos vários municípios que compõem a região do Alto Sertão Paraibano, principalmente na efervescência de discussões, implantação de legislações e infraestruturas necessárias ao fortalecimento da cadeia produtiva da área cultural.



Para cumprir a sua missão de formar plateias, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa disponibiliza e vem desenvolvendo programas direcionados para diversos segmentos da cultura. Estes programas são realizados obedecendo a uma proposta ampla de educação e formação, visando o desenvolvimento cultural da comunidade.



Com isso, o Banco do Nordeste define e concretiza a ampliação de sua ação cultural, seguindo seu planejamento de prover a região nordestina com equipamentos onde não só se promove a difusão da cultura, mas também onde a sociedade se reconhece enquanto possuidora de uma identidade regional inserida no contexto universal.

Nenhum comentário: