quinta-feira, 28 de março de 2013

FPA Informa (1)

Desemprego metropolitano em São Paulo, por Clemente Ganz Lúcio* 

A taxa de desemprego metropolitano de São Paulo ficou em 10,3% em fevereiro segundo a PED – Pesquisa de Emprego e Desemprego. Um leve acréscimo (10,0% foi a taxa de janeiro), movimento sazonal típico do período. Essa taxa decorre, de um lado, da perda de 104 mil postos de trabalho e, de outro lado, da saída do mercado de trabalho de 79 mil pessoas, o que faz diminuir a demanda pela ocupação. Os dois movimentos – perda de postos e saída do mercado de trabalho – são movimentos típicos para o período.
Setorialmente houve redução da ocupação na indústria da transformação (-3,8% ou -67 mil postos); na construção (-3,6% ou -27 mil postos) e no comércio (-0,5 % ou -9 mil postos) e mais estável nos serviços (-0,2% ou -9 mil postos).
Em janeiro os rendimentos médios dos ocupados reduzira-se -2,8% e a massa de rendimentos caiu -3,3%. Este último foi fortemente afetado pela queda dos rendimentos médios.

*Clemente Ganz Lúcio, técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Nenhum comentário: