domingo, 10 de março de 2013

Crescer não é perigoso de Januária Cristina Alves

Crescer não é perigoso


   de Januária Cristina Alves


    Ilustrações

    de Nireuda Longobardi


    Dimensões:

    15 x 22 cm

    Nº de páginas:

    104


    Cores:

    2×2

  
Três garotas de diferentes cidades de Pernambuco tinham o mesmo plano para as férias: fazer um curso intensivo de inglês, em regime de internato, num hotel fazenda de Recife. Para isso, cada uma teve que deixar pra trás um pedacinho de si: amigos, família, ou mesmo o namorado. Mas em compensação, elas levavam na mala muita curiosidade e um pouquinho de ousadia.

Quando elas se conheceram foi inevitável – logo ficaram amigas e viveram uma história divertida e emocionante. Os dias que prometiam durar uma eternidade passaram em um piscar de olhos, e ninguém nega que elas aprenderam muito mais que inglês naquele curso. Neste livro, Januária Cristina Alvesibi conta tudo isso, mesclando com muita sensibilidade o mistério e os valores de uma amizade verdadeira.


Um pouco do pensamento da autora
Lembro-me muito bem de querer ler Shakespeare aos 12 anos e por isto ouvir da freira que tomava conta da biblioteca da minha escola: “Leve, leia e entenda o que você conseguir. Afinal, você terá a vida inteira para conhecer Shakespeare…”. No que ela estava absolutamente correta, pois ainda hoje leio Shakespeare e a cada nova tentativa descubro um “outro livro” naquele que já li. Como brilhantemente anotou Jorge Luis Borges (1899-1986) em seu texto “A poesia”: “Mudamos incessantemente e é possível afirmar que cada leitura de um livro, que cada releitura, cada recordação dessa releitura renovam o texto”.
Então, acho que as listas e indicadores de leitura para crianças e jovens – inclusive o que coordenei  – devem ser como uma espécie de “mapa”, um conjunto de sugestões que podem ou não servir paras as faixas etárias indicadas. Elas são mesmo “uma” leitura possível, uma possibilidade de escolha e não a única disponível.


um lançamento






Nenhum comentário: