terça-feira, 5 de março de 2013

CAIXA CULTURAL CURITIBA MOSTRA A DIVINA COMÉDIA NA VISÃO DE DALÍ



O diálogo entre artes visuais e literatura se faz presente nas obras do mestre do surrealismo Salvador Dalí, inspiradas no livro de Dante Alighieri


A CAIXA Cultural Curitiba inaugura, no dia 12 de março, a exposição “A Divina Comédia de Dalí”, com xilogravuras e aquarelas originais de Salvador Dalí, figura emblemática do surrealismo, sobre a famosa obra de Dante Alighieri, um dos maiores poetas renascentistas. Apoiando-se na estrutura da obra literária, a série de ilustrações está organizada em três grupos, que representam a viagem de Dante pelos três reinos do além. Dalí realiza sua própria concepção da Divina Comédia, em imagens de grande potência emocional e delicado misticismo.

Salvador Dalí (1904-1989) é famoso pelas suas telas de imagens inusitadas, com alusões fantásticas ao mundo dos sonhos e do subconsciente. Além de pintor, também foi escultor e gravurista, criando gravuras para grandes clássicos da literatura ocidental, sendo um deles “A Divina Comédia”. As gravuras de Dalí percorrem a viagem imaginária de Dante desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até o centro da terra, onde encontra Lúcifer. Depois regressando à superfície terrestre, sobe a montanha do purgatório, para, guiado pela sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso.

As ilustrações foram criadas, a pedido do governo italiano, para as comemorações dos 700 anos do nascimento de Alighieri. Para Dante, a finalidade da vida humana era buscar o bem e a verdade, que só em Deus se encontravam. Sua obra poética é, sem dúvida, uma das maiores da literatura universal, transcendendo o contexto histórico-cultural em que foi produzida, e foi escrita para despertar nos homens a consciência da redenção.

No total são 100 imagens que ilustram, um a um, os cantos do poema épico de Dante. Proveniente de uma coleção privada da Espanha, o acervo de gravuras pretende conduzir o público a uma viagem do inferno ao paraíso na visão desse grande artista universal.

Ao diálogo entre literatura e artes plásticas, protagonizado por Dante e Dalí, soma-se a música de Franz Liszt, que com sua Sinfonia Dante, ambientará as salas da exposição na CAIXA Cultural.

Serviço:
Exposição “A Divina Comédia de Dalí”
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Abertura com visita guiada: 12 de março de 2013 (terça-feira) às 19h
Visitação: de 13 de março a 19 de maio de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário: de terça-feira a sábado das 9h às 20h e domingo das 10h às 19h
Ingressos: Entrada franca
Informações: (41) 2118-5114
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos
 

Nenhum comentário: