quinta-feira, 28 de março de 2013

CAIXA CULTURAL CURITIBA LANÇA LIVRO SOBRE A ARQUITETURA ITALIANA NA CIDADE



A obra resgata as influências arquitetônicas trazidas pelos imigrantes italianos às construções da capital paranaense


A CAIXA Cultural Curitiba realiza, no dia 3 de abril, o lançamento do livro “A Arquitetura Italiana em Curitiba”, dos arquitetos Ana Carolina Mazzarotto e Fábio Domingos Batista. Fruto de extensa pesquisa, o livro contou com incentivo da Caixa Econômica Federal, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, e traz como tema principal as edificações realizadas pelos imigrantes italianos na região de Curitiba, entre 1870 e 1930. Os autores realizam bate-papo, no teatro da CAIXA Cultural, com o superintendente do IPHAN Paraná, José La Pastina Filho, que irá abordar o modo de construir e suas variações com o tempo.

A pesquisa tem como objetivo principal criar um inventário para preservar a memória construtiva curitibana, além de resgatar a paisagem de uma cidade em um período de transformação, ainda com fortes características rurais. Os temas que surgem durante o trabalho são a imigração, a cultura construtiva e a arquitetura, com base em ampla pesquisa histórica e bibliográfica.

Na primeira fase, foram analisados os remanescentes da arquitetura do imigrante italiano em Curitiba, especificamente a arquitetura residencial e a sacra. Também foi pesquisado o Panteão do Cemitério de Santa Felicidade, pela sua singularidade. Já em um segundo momento, os autores buscaram referências construtivas do período da emigração na região do Vêneto, na Itália, região que comporta as cidades de origem da grande maioria dos imigrantes que se fixaram na capital. A comparação entre essas duas culturas de construção pode ser vista na terceira fase do trabalho.

O livro proporciona uma visão técnica sobre a produção arquitetônica destes imigrantes, bem como um passeio por uma Curitiba do passado, ainda com traços rurais e com uma população estrangeira em processo de assimilação. Os poucos remanescentes desta ocupação estão, hoje, presentes em alguns bairros da cidade. São, em sua maioria, velhos casarões de tijolos, construídos ao longo das antigas estradas rurais. E também igrejas, com altas torres sineiras, destacadas do edifício sacro, construídas ao modo vêneto e seguindo a tradição ancestral.

Serviço:
Lançamento do livro “A Arquitetura Italiana em Curitiba” com bate-papo
Data: 3 de abril de 2013 (quarta-feira)
Hora: 20h
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 19h
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: