segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CAIXA CULTURAL CURITIBA PÕE NA MESA O CONFRONTO DE GERAÇÕES





Espetáculo teatral “A Carpa” apresenta o conflito entra mãe e filha judias durante a celebração de Pessach





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 1º a 3 de março, o espetáculo teatral “A Carpa”. Com texto de Denise Crispun e Melanie Dimantas, e direção de Ary Coslov, a peça conta com Ivone Hoffmann e Anna Cotrim no elenco, e coloca em pauta o confronto de gerações e as tradições. Em uma celebração de Pessach, a Páscoa judaica, mãe e filha debatem, com humor amargo, suas visões de mundo.



As atrizes se revezam em quatro papéis, em duas épocas e lugares diferentes: Brasil e Rússia. Uma mãe que ainda carrega dentro de si o seu país e as tradições dos guetos, e uma filha aculturada, que se casou com um não judeu. A ação transcorre em um único dia, véspera de Pessach. Nos limites geográficos de uma cozinha, a mãe, cheia de certeza e valores imutáveis, e a filha, na corda bamba entre o que lhe foi legado e o mundo onde vive, têm que descobrir um afeto que, apesar de todas as diferenças, existe adormecido entre as duas.



Segundo as autoras, a peça foi escrita a quatro mãos, sendo que cada uma trouxe suas histórias e frases familiares. Mas que, quando coladas, essas histórias parecem uma só. Elas contam que a peça surgiu de um desejo de falar sobre uma questão não muito aparente: a identidade judaica. “Sempre nos intrigou o que ainda carregávamos da Europa e das tradições em nossas vidas tão laicas”, explicam as autoras. Uma das grandes questões é identificar o que se carrega de uma geração para outra. “Nas conversas, as raízes em comum se tornaram cada vez mais presentes”, completam.



Para Ary Coslov, o espetáculo aborda, além do conflito sobre a maneira de ver o judaísmo, as relações afetivas entre mãe e filha. “Poderiam ser cristãs, muçulmanas, budistas, não importa. O que importa é a resistência do amor, mesmo com a diferença de pontos de vista, das leis, da religião e da vida. O Pessach celebra a libertação e, por extensão, a busca por um mundo melhor. É isso que fazem essas judias da peça, cada uma ao seu modo”, afirma o diretor.



Ficha Técnica:

Autoras: Denise Crispun e Melanie Dimantas

Direção: Ary Coslov

Elenco: Ivone Hoffmann e Anna Cotrim

Iluminação: Aurélio de Simoni

Trilha Sonora: Ary Coslov



Serviço:

Teatro: A Carpa

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 1º a 3 de março de 2013 (sexta-feira a domingo)

Hora: sexta e sábado às 20h, domingo às 19h

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)



Oficina de atuação com Ivone Hoffmann

Local: CAIXA Cultural Curitiba

Data: 2 de março de 2013 (sábado)

Hora: 15h

Inscrições: Gratuitas pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br a partir de 18 de fevereiro (segunda-feira)

Classificação etária: Não recomendando para menores de 16 anos

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: