quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CAIXA CULTURAL CURITIBA MOSTRA A NATUREZA IMPERMANENTE



Exposição reunirá 20 obras do artista plástico pernambucano Kilian Glasner


A CAIXA Cultural Curitiba inaugura, no dia 22 de janeiro, às 20h, a exposição “Natureza Impermanente”, do artista plástico pernambucano Kilian Glasner. A mostra é composta por 20 desenhos em preto e branco, em grandes formatos horizontais, medindo aproximadamente 100x200cm cada, com perspectivas de paisagens reais ou imaginárias. A mostra, que tem curadoria de Julio Cavani, faz parte da série “Do Infinito” e fica em cartaz até o dia 3 de março, com entrada franca.

O artista sobrepõe paisagens, insere elementos e cria novas perspectivas, por vezes realistas e por vezes fantásticas, em novos universos, que podem ser vistos isoladamente ou em conjunto. "Ao fazer cada desenho, pensei que estava criando portais. Ao ver todos os desenhos juntos, vi que de fato se tratava de um portal", conta o artista que, dessa forma, retrabalha significados e transpõe, também pela disposição das obras, os significados sensoriais que pretendia construir com os desenhos isoladamente.

As fotografias são quebradas, re-conjugadas e deslocadas para o papel, compondo uma nova imagem, que é desenhada com técnica realista, usando pastel seco e borracha. O que verdadeiramente se vê é uma paisagem inventada, composta por detalhes de tantas outras paisagens reais. Ao deslocar e recompor espaços, é possível identificar que características fisicamente divergentes e contraditórias possam se complementar e, contrariando leis existenciais, passam a ocupar um mesmo espaço, nos surpreendendo a cada olhar.

Dessa forma, a exposição será, em si, uma instalação. O conjunto dos desenhos em um só espaço atinge o olhar do espectador com as belas e delicadas formas da natureza, junto com arrojadas e dinâmicas formas criadas pelo homem. Trabalhando em conjunto com a curadoria, o artista plástico irá “redesenhar” as obras nas paredes da exposição, formando um mosaico no qual cada obra será complemento da próxima e, apesar de constituir uma peça única, ganhará força como uma nova obra (desenho-instalação) em conjunto.

O artista:
Kilian Glasner nasceu no Recife, em 1978. Fez graduação e mestrado na Escola Nacional Superior de Belas Artes, em Paris, e começou a participar de exposições coletivas no final dos anos 1990. Fez sua primeira mostra individual em 2000, na Galeria Vicente do Rego Monteiro, da Fundação Joaquim Nabuco (Recife). Seguiram-se a esta as exposições “Silêncio”, “Refletion", "Humano", e uma individual retrospectiva. O artista foi contemplado, em 2010, com um prêmio no programa de cultura contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian, a mais importante instituição de apoio às artes plásticas de Portugal.

Kilian Glasner é um dos nomes mais promissores da nova safra de artistas plásticos pernambucanos, integrando a cena artística do Recife.

Serviço:
Exposição “Natureza Impermanente – Kilian Glasner”
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Visita guiada: 22 de janeiro de 2013 (terça-feira) às 19h
Abertura: 22 de janeiro de 2013 (terça-feira) às 20h
Visitação: de 23 de janeiro a 3 de março de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário: de terça-feira a sábado das 9h às 20h e domingo das 10h às 19h
Ingressos: Entrada franca.
Informações: (41) 2118-5114
Classificação etária: Livre para todos os públicos

Nenhum comentário: