terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Stephan Doitschinoff lança livro sobre os quatro últimos anos de sua carreira



Tarde gastronômica com chef Alex Atala e workshops fazem parte da programação do lançamento do livro “CRAS” no MAM


 O artista plástico Stephan Doitschinoff, junto com a galeria Choque Cultural, promove, em 06 de dezembro, às 19hs, um evento para convidados com o intuito de lançar “CRAS”, segundo livro do artista que reúne registros dos quatro últimos anos da carreira do artista. O local escolhido é o no MAM – Museu de Arte Moderna.

O livro é a segunda monografia do artista lançada pela editora alemã Gestalten. Em edição luxo, “CRAS” conta com 224 páginas, que se dividem entre textos sobre a filosofia e a simbologia na obra Doitschinoff. Traz ainda close-ups das pinturas em tamanho maior que a escala real e registros inéditos de instalações, performances e arte pública, além de uma série de iluminuras feitas especialmente para o livro.


 Imagem do livro CRAS - Stephan Doitschinoff

“CRAS” foi lançado no final de setembro deste ano em Berlin e o artista ainda fez uma miniturnê pela Europa, passando por Holanda, Alemanha e Suiça, entre outros países. A edição em inglês terá distribuição exclusiva. O livro em português está em fase de captação de patrocínio para ser lançado em 2013.

Como parte dos eventos de lançamento, Stephan une-se ao chef Alex Atala no mesmo dia 06, ás 18hs, para uma tarde gastronômica. O encontro faz parte da programação dos “Encontros de Arte e Gastronomia” do MAM. Na Sala Paulo Figueiredo, a dupla mistura arte e gastronomia, criando experiências visuais-degustativas. Após a experimentação, a noite continua com a festa para convidados.

Stephan e Atala já elaboraram o cardápio experimental com foco em “Alimentos Ritualísticos”. Atala irá integrar o trabalho do Doitschinoff nessas invenções gastronômicas, com o artista participando ativamente dos processos na cozinha, desenhando em papel e tintas comestíveis, por exemplo. Com essa colaboração, Stephan propõe uma reflexão sobre as características simbólicas do universo vegetal que explora na sua obra, principalmente as plantas enteógenas e ritualísticas. Para este evento, haverá 30 vagas disponíveis e para participar os interessados devem retirar senha com meia hora de antecedência na recepção do MAM.

Dando continuidade ao lançamento do livro, uma série de eventos está programada no MAM para o lançamento de “CRAS”. No dia 07, às 20h, no Auditório Lina Bo Bardi, ocorre uma mesa redonda com o jornalista Bruno Torturra, o curador Baixo Ribeiro e o artista Stephan Doitschinoff. A mesa mediada por Ribeiro discute assuntos que inspiram o artista, como política, religião e arte. O processo da edição de um dos textos presentes no livro foi baseado em conversas informais entre Torturra e Doitschinoff. Para a palestra, haverá 180 vagas disponíveis e para participar os interessados devem retirar senha com meia hora de antecedência na recepção do MAM.

Já no dia 08, sábado, às 15h30, Stephan Doitschinoff dividirá com o público seu processo de criação, desde as inspirações, a concepção, as técnicas e como se dá o desenvolvimento da produção de sua obra. A atividade ocorrerá dentro da exposição “Encontros de arte e gastronomia”, realizada na Sala Paulo Figueiredo com os materiais de ateliê, esboços e telas do artista. O workshop terá 25 vagas disponíveis e os interessados devem retirar senha com meia hora de antecedência na portaria do MAM.

No mesmo dia, às 17h30, haverá palestra com o próprio artista sobre sua carreira, pesquisa e influências, e também sobre novos projetos que envolvem a pintura de murais e instalações em espaços públicos, no Auditório Lina Bo Bardi. Para este evento, haverá 180 vagas disponíveis e para participar os interessados devem retirar senha com meia hora de antecedência na recepção do MAM.

Stephan Doitschinoff
Natural de São Paulo, pertence a uma nova geração de artistas brasileiros que têm merecido um especial interesse e atenção dentro do panorama da arte contemporânea internacional. O seu currículo inclui mostras em espaços de grande relevância como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) ou o Museu de Arte Contemporânea de San Diego (MCASD), resultado da crescente visibilidade e prestigio que o seu trabalho tem vindo a adquirir junto da mídia, críticos e públicos nacionais e internacionais.

Hoje a obra de Stephan Doitschinoff desdobra-se em diferentes vertentes que vão desde a intervenção em arte pública, instalações em contexto museológico, pintura, vídeo e performance. Em todas estas abordagens é perceptível uma unicidade na sua estética, nos seus conteúdos, no corpo de investigação e a sua relação de profundo interesse e conhecimento relativamente a um amplo número de códigos sincréticos.

Artista revelação 2009 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, Stephan Doitschinoff apresenta no seu trabalho uma linguagem densamente referencial e codificada. Envolvido numa roupagem recheada de elementos iconológicos religiosos e folclóricos, pode-se vislumbrar a inclusão de elementos pertencentes à outra dimensão política e filosófica que é inerente ao seu discurso crítico emancipatório. Os seus templos são espaços para a reflexão do “novo homem” e do seu lugar dentro num mundo  povoado por velhas hegemonias. Mais do que referências religiosas, a pintura e as demais vertentes da obra de Stephan Doitschinoff ilustram narrativas de denúncia, renúncia e afirmação. Mais informações http://doitschinoff.com/.

Lançamento “CRAS”, por Stephan Doitschinoff @ MAM
Lançamento: 06 de dezembro, às 19h – para convidados

“Encontros de Arte e Gastronomia” @ MAM
Com Stephan Doitschinoff e Alex Atala na Sala Paulo Figueiredo
06 de dezembro, às 18h
Grátis/ Livre
30 vagas – retirar senha no dia do evento com meia hora de antecedência

Palestra e mesa redonda com Stephan Doitschinoff, Bruno Torturra e Baixo Ribeiro @ MAM
No Auditório Lina Bo Bardi
07 de dezembro, às 20h
Grátis/ Livre
180 vagas – retirar senha no dia do evento com meia hora de antecedência

Encontro com o artista @ MAM
Com Stephan Doitschinoff na Sala Paulo Figueiredo
08 de dezembro, às 15h30
Grátis/ Livre
25 vagas – retirar senha no dia do evento com meia hora de antecedência

Palestra com Stephan Doitschinoff @ MAM
No Auditório Lina Bo Bardi
08 de dezembro, às 16h30
Grátis/ Livre
180 vagas – retirar senha no dia do evento com meia hora de antecedência

MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Parque do Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3
Telefone: (11) 5085-1313
Grátis/ Livre – vagas limitadas (retirar ingresso com meia hora de antecedência

Nenhum comentário: