quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Nuno Camarneiro é o ganhador do Prêmio LeYa 2012



Foi anunciado a pouco o vencedor do Prêmio LeYa 2012. A obra escolhida foi Debaixo de Algum Céu, de Nuno Camarneiro  – que esteve recentemente no Brasil para promover o lançamento , pela LeYa, de seu primeiro romance, “No Meu Peito não Cabem Pássaros”, integrante da Coleção Novíssimos.

O Júri – formado por Manuel Alegre, José Carlos Seabra Pereira, José Castello, Lourenço do Rosário, Nuno Júdice, Pepetela e Rita Chaves  - apreciou no romance Debaixo de Algum Céu a qualidade literária com que, delimitando intensivamente a figura fulcral do "romance de espaço" e do "romance urbano", faz de um prédio de apartamentos à beira-mar o tecido conjuntivo da vida cotidiana de várias personagens - saídas da gente comum da atualidade portuguesa, mas também por isso carregadas de potencial significativo.



Retrato de uma microsociedade unida pelo espaço em que vivem os personagens, o romance organiza-se a partir de um conjunto de vozes que dão conta de vidas e destinos que o acaso cruzou num período de tempo delimitado entre um Natal e um Fim do Ano. Ouvimos vozes, poemas, ladainhas, canções, que transportam memórias e sentimentos e pontuam os encontros, desencontros e tragédias que os moradores só percebem quando saem à luz do dia. A escrita é precisa e flui sem ceder à facilidade, mas refletindo a consciência de um jogo entre o desejo de chegar ao seu destinatário, o leitor, e um recurso mínimo a artifícios retóricos em que só uma sensibilidade poética eleva e salva a banalidade e os limites do cotidiano.





Nuno Camarneiro nasceu em 1977. Natural de Figueira da Foz, licenciou-se em Engenharia Física pela Universidade de Coimbra, onde se dedicou à pesquisa durante alguns anos. Foi membro do GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra) e do grupo musical Diabo a Sete, tendo ainda integrado a companhia teatral Bonifrates. Trabalhou no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) em Genebra e concluiu o doutorado em Ciência Aplicada ao Patrimônio Cultural em Florença. Em 2010 voltou a Portugal, onde exerce atividade de pesquisador na Universidade de Aveiro e é professor de Licenciatura em Conservação e Restauro na Universidade Portucalense do Porto. Começou se dedicando à micronarrativa, tendo alguns de seus contos sido publicados em coletâneas e revistas. No Meu Peito não Cabem Pássaros é o seu romance de estreia no Brasil.

Nenhum comentário: