sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Mostra do renomado quadrinista espanhol Max reúne 160 obras entre quadrinhos, cartazes e ilustrações





Instituto Cervantes recebe retrospectiva do artista Max. Conhecido pela série em quadrinhos "Peter Pank", o acervo da exposição é do Museu Valenciá de la Ilustración y la Modernidad (MuVim), na Espanha. O artista estará em Belo Horizonte para abertura da exposição e ministrará curso de quadrinhos



Belo Horizonte irá receber, de 3 de outubro a 7 de novembro, uma retrospectiva visual do artista espanhol Francesc Capdevilla, mais conhecido como Max, considerado um dos mais importantes cartunistas da atualidade. A mostra é uma iniciativa do Instituto Cervantes em Belo Horizonte, órgão oficial do Governo da Espanha e referência mundial no ensino do espanhol e na difusão da cultura hispânica. A entrada é gratuita.



A exposição “Max, Panóptica (1973-2011)”, com curadoria da também espanhola Marta Sierra, traz mais de 160 obras que aproximam o público da vida artística deste importante ilustrador, que contribui ao longo das últimas décadas com a modernização da linguagem das histórias em quadrinhos. O acervo é do Museu Valencià de la Ilustración y la Modernidad, o MuVIM, em Valencia, na Espanha.



A mostra é dividida em quatro blocos, que correspondem às décadas do trabalho do artista: os anos 70 estão representados pelo underground em Barcelona quando esteve à frente da revista El Víbora, publicação que trouxe uma nova estética para os quadrinhos do país na época; os anos 80 aparecem com o humor selvagem de Peter Pank, um de seus mais lembrados personagens. Já os anos 90 surgem com a história “El Pronlogado Sueño Del Sr. T” e os anos 2000, com “Bardín, o Superrealista”, que rendeu a Max o Prêmio Nacional de Quadrinhos, em 2007, na Espanha. 



Em atuação há quatro décadas, Max é um dos poucos de sua geração em atividade e ainda produzindo obras de relevância. Além dos quadrinhos, a mostra também conta com diversos materiais produzidos pelo artista, como fotografias, postais, revistas, cartazes e recortes de jornais, entre outros. A mostra, que já esteve em Madrid e no Rio de Janeiro, segue para Salvador.



Oficina de quadrinhos



No dia 25 de setembro, Max realizará uma oficina de quadrinhos, no Instituto Cervantes, das 10h às 19h. O valor do curso é R$ 50,00. Inscrições e mais informações:  (31)3789-1600.



Encontro com jovens do Plug Minas



Já no dia 29 de setembro, o artista tem um encontro com os jovens do Plug Minas, projeto que oferece cursos de formação e atividades variadas para jovens de 14 a 24 anos que estudam ou se formaram em escolas públicas de Belo Horizonte ou Região Metropolitana. O Instituto Cervantes é parceiro do Plug Minas e ministra aulas de espanhol e cultura hispânica.



Abertura da exposição



Na abertura da exposição, em evento só para convidados no dia 2 de outubro, a partir das 19h, o artista irá realizar uma apresentação sobre a mostra e autografar o seu novo livro "O Prolongado Sonho do Sr. T”, da Zarabatana Books. O evento contará com a presença da curadora da exposição Marta Sierra e do professor e quadrinista Daniel Leal Werneck, responsável pelo grupo de pesquisa sobre Narrativas Gráficas da UFMG.



Serviço:



EXPOSIÇÃO “MAX, PANÓPTICA (1973-2011)”



Data: 3  de outubro a 7 de novembro

Local: Salão de Exposições do Instituto Cervantes de Belo Horizonte

Endereço: Praça Milton Campos, nº 16 – Serra, Belo Horizonte (MG)

Horário:  segunda a sexta, das 10 às 19h; sábados, das 10h às 14h.

Informações: (31) 3789-1600/ belohorizonte.cervantes.es.

Entrada Franca.



OFICINA DE QUADRINHOS COM MAX

Data e horário: 25 de setembro (terça-feira), das 10h às 19h

Local: Instituto Cervantes de Belo Horizonte - Praça Milton Campos, nº 16 – Serra

Valor: R$50,00

Inscrições e mais informações:  (31) 3789-1600

Nenhum comentário: