quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Coro da Camerata apresenta “O Magnum Mysterium”






            Sob a regência da maestrina venezuelana Maria Guinand, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta neste fim de semana o concerto “O Magnum Mysterium”, em que serão executadas diferentes versões do cântico sobre o mistério do nascimento de Jesus e a pureza da Virgem Maria. O concerto é uma homenagem à cantora lírica Neyde Thomas, no mês em que se completa um ano de sua morte. As apresentações acontecem sexta-feira (17), às 20h, e sábado (18), às 18h30, na Capela Santa Maria.

            Serão apresentadas as canções de seis  compositores do século 16 – Pedro de Cristo, Cristóbal de Morales, William Byrd, Giovanni Pierluigi da Palestrina, Giovanni Gabrieli e Tomás Luis de Victoria. O mistério da concepção de Jesus é um dos temas utilizados por inúmeros compositores daquele período, sendo que cada um explorou a musicalidade dos versos bíblicos conforme seus estilos característicos. O concerto possibilita conhecer essas variações.

Na segunda parte, o Coro da Camerata interpreta quatro madrigais de Claudio Monteverdi e finaliza com o “Gloria” a sete vozes, do mesmo compositor. Os madrigais foram as formas mais utilizadas por Monteverdi. Esse gênero é proveniente da Itália renascentista e baseia-se em poemas de temática amorosa, cuja música se destacava pela expressividade. Os madrigais também se prestavam a pequenas cenas operísticas. Mas uma das obras mais interessantes de Monteverdi no repertório da Camerata é o “Gloria”, que faz parte da coleção de música sacra “Selva Morale e Spirituale”, publicada em Veneza entre os anos de 1640 e 1641 e considerada a mais importante antologia de obras litúrgicas desse compositor.

Para dirigir o espetáculo, o Coro da Camerata trouxe como regente convidada a maestrina Maria Guinand, professora universitária e promotora de muitos projetos corais na Venezuela. É diretora de quatro importantes grupos venezuelanos - a Cantoría Alberto Grau, o Orfeón Universitario Simón Bolívar, a Schola Cantorum de Caracas e o Coral de La Fundación Polar, com quem ela tem feito muitas gravações e viagens internacionais. No âmbito da promoção de projetos, atua como primeira vice-presidente da Federación Internacional para la Musica Coral e Membro do Comitê Ejecutivo del Consejo Internacional de la Musica (UNESCO).

A temporada 2012 do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Volvo.



Serviço:

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba – O Magnum Mysterium, sob a regência de Maria Guinand

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural  (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Datas e horários: 17 e 18 de agosto de 2012. Sexta-feira, às 20h, e sábado, às 18h30

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Nenhum comentário: