quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Claros sussurros de celestes ventos de Joel Rufino dos Santos



   

Claros sussurros de celestes ventos

de  Joel Rufino dos Santos


Páginas:     182
Formato:     16 x 23 cm
   



Primeiro livro do premiado Joel Rufino dos Santos pela Bertrand Brasil, Claros sussurros de celestes ventos apresenta um conjunto de narrativas fantásticas que se intercalam de forma intensa, criando um mosaico, uma explosão de sentimentos e sensações, por meio de eventos importantes ocorridos entre os séculos XIX e XX.

No livro, Joel Rufino inventa que dois dos maiores escritores negros do Brasil, Lima Barreto e Cruz e Sousa, se encontraram algumas vezes e que algumas de suas criaturas, como a Olga, do Policarpo Quaresma, e a Núbia, de Broquéis, continuam suas vidas em novos tempos e lugares. Pode ser lido como um romance histórico da revolução paulista de 32, do modernismo, das cidades mortas do vale do Paraíba, da crise de 29. Ou apenas como uma intensa ficção, em que o próprio estilo poético é personagem.

Uma das intenções do autor com Claros sussurros de celestes ventos é despertar o interesse do leitor, sem didatismo, a descobrir o gosto pela ficção e pelos clássicos. Para isso, lança mão de personagens marcantes e histórias que se misturam a relevantes fatos históricos.

O AUTOR
Joel Rufino dos Santo
s é historiador e nasceu no Rio de Janeiro, em 1941. Quando menino, lia tudo o que caía nas mãos. Começou a escrever para crianças em 1970, a convite da revista Recreio, dirigida pela escritora Ruth Rocha. Foi quando vieram à tona todas as histórias que a avó materna lhe contava: casos de curupiras, lobisomens, de bando de Lampião, boitatás... Com dezenas de livros para adultos e crianças, Joel Rufino recebeu inúmeros prêmios. Em 2002 e 2004 foi indicado ao Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio internacional de literatura infanto-juvenil.


Depoimento - Joel Rufino dos Santos 


 
LANÇAMENTO






 

Nenhum comentário: