terça-feira, 31 de julho de 2012

Lançamentos, sessões de autógrafo, presença de autores nacionais e estrangeiros mobilizam editoras para o maior encontro brasileiro do livro.


Alguns nomes e atrações da 22ª Bienal Internacional do Livro já circulam para fomentar a curiosidade do público para a maior temporada brasileira do livro, de 9 a 19 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na cidade de São Paulo



Um dos trunfos do evento, e atração certa para adolescentes e jovens, é a escritora Cecily Von Ziegesar, cuja vinda à Bienal, no primeiro fim de semana do encontro literário, está sendo detalhada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Editora Record. A autora das séries de sucesso Gossip Girl e It Girl lançará sua nova obra, “Gossip Girl Psycho Killer”. As narrativas de Cecily deram origem à série televisiva Gossip Girl, exibida no Brasil pelo canal de assinaturas Glitz. Criada na elite nova-iorquina e tendo estudado em um dos colégios chiques da cidade, Cecily confere boa dose de realismo aos personagens que criou, tão requintados, elegantes, fúteis e divertidos quanto aqueles com quem conviveu.



Atrações indiscutíveis também são conduzidas pela Globo Livros, que organizou uma tarde inteira de autógrafos para o autor de Agapinho, Padre Marcelo Rossi, e acerta a agenda de outras sessões com Ziraldo, Claude Troigros e Mauricio de Sousa.



E os veteranos do mundo dos livros terão de dividir a atenção dos visitantes da Bienal com autores jovens e de sucesso precoce – caso da mineira Paula Pimenta. O lançamento de suas obras, da Autêntica Editora, são superdisputados por adolescentes e costumam congestionar espaços



Degustação cultural
Especial para a turma em educação constante, do nível básico ao superior, é o evento programado pela Gol Editora para o lançamento de uma biblioteca on-line na Bienal. Será uma degustação virtual na “Nuvem de Livros – A Biblioteca do Futuro!”, que tem conteúdos produzidos pela Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e editoras associadas ao projeto desenvolvido em parceria com a Vivo e Itautec. São milhares de livros digitalizados, de autores nacionais e estrangeiros, além de audiolivros, audiocursos, teleaulas e outros conteúdos interativos.



Autores independentes
O espaço deles na Bienal é a Travessa Literária, da qual o brasileiro Carlos Hiran participa pela primeira vez. Médico especializado em saúde pública, o autor é amazonense, viveu no Rio de Janeiro e mora fora do Brasil há 10 anos, atualmente em Paris. Hiran pretende apresentar na Bienal dois romances: “As Farsas dos Moços de Capela”, que se desenvolve em cenário histórico de Portugal; e “Canções que Movem Pedras”, história de um indivíduo que desenvolve dependência por música (musicofilia).



Também participante da Travessa Literária, a produtora Livro Falante apresentará audiolivros como “O Meu Pé de Laranja Lima”, clássico da literatura escrito por José Mauro de Vasconcelos, e “Chopin, o poeta do piano”.



Só para crianças
O livro “Brincar com Palavras”, da editora Peirópolis, estará entre as novidades para o público infantil da Bienal. É o novo título do português José Jorge Letria, autor do premiado “Avô Contra Outra Vez” e presença confirmada no evento.


Na programação oficial da Bienal dirigida a crianças, destaca-se A Cidade do
do Livro, um ambiente com propostas lúdicas variadas para incentivar o contato com os livros e o hábito de leitura.


As novas gerações terão muitas outras atividades especiais na 22ª Bienal do Livro, que nesta edição foi organizada em sete pilares temáticos a partir da orientação de uma equipe de curadores, da qual faz parte o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos de Moraes Sartini.



O Espaço Infantil tem curadoria do Instituto Pró-livro, enquanto no Espaço Jovem # Você + Quem=? o comando é do jornalista Zeca Camargo em parceria com Maria Tereza Arruda Rangel Campos. Os jornalistas Paulo Markum e A.P Quartim de Moraes são responsáveis, respectivamente, por Salão de Ideias e Espaço Negócios e Guiomar Namo de Mello, pelo Espaço do Professor. André Boccato está à frente do Espaço Gourmet Cravo e Canela e o crítico de cinema Rubens Ewald Filho orienta Telas & Palcos.



SERVIÇO
22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Período: 9 a 19 de agosto de 2012
Horário de funcionamento: das 10 às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
End.: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo – SP Site: www.bienaldolivrosp.com.br
Valor do ingresso: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)
Entrada gratuita: professores, profissionais da cadeia produtiva do livro, bibliotecários, estudantes inscritos pelo sistema de visitação escolar programada, maiores de 60 anos e crianças com até 12 anos, mediante apresentação de documento comprobatório.

Nenhum comentário: