terça-feira, 3 de julho de 2012

CAIXA Cultural Curitiba apresenta o célebre quadrinho “Cachalote”





Projeto Cena HQ Brasil traz obra de Rafael Coutinho e Daniel Galera





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 11 de julho, a leitura de “Cachalote”, uma das mais celebradas graphic novels brasileiras dos últimos tempos, no projeto Cena HQ Brasil. A autoria do quadrinho é de Rafael Coutinho, filho do cartunista Laerte, e Daniel Galera, a direção de Luciana Barone e a sonoplastia ao vivo é de Felipe Ayres.



“Cachalote” traz seis histórias independentes, que são unidas pelo misterioso navegar de um cachalote, a maior das baleias com dentes. Aparecem em cena um decadente ator chinês, suspeito de participar da morte do astro do filme; um garoto mimado; um escultor famoso que aceita participar de um filme baseado em sua vida; um jovem vendedor de ferragens que é adepto da dominação sexual com cordas; e por fim um escritor deprimido que se encontra com a ex-mulher a fim de manter esse vínculo afetivo.



A obra é fruto de um trabalho de dois anos, com um roteiro milimetricamente concebido, de forma a não permitir nenhum cruzamento das histórias e, ao mesmo tempo, fazer acreditar que todas se apoiam sob o mesmo fio invisível. "Procurei trabalhar o subtexto das tramas de ‘Cachalote’ como se fossem contos, insinuando os principais conflitos e emoções dos personagens por trás do que está explícito e dando chaves para que o leitor possa acessar essas camadas mais profundas", conta Daniel Galera. "Muitos aspectos narrativos do livro são análogos ao que busco alcançar quando escrevo prosa", completa.



Daniel Galera participa de um bate-papo com o público logo após a apresentação da leitura.



Cena HQ Brasil:

Com patrocínio da CAIXA, o projeto traz leituras mensais de graphic novels dos mais instigantes autores nacionais. Com curadoria de autores de José Aguiar e curadoria de encenadores de Paulo Biscaia Filho, o programa faz com que esses inusitados encontros  entre quadrinhos e cena deflagrem discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil, pois cada leitura é seguida de um debate entre o encenador e o autor da obra.



Em março, o projeto estreou com o quadrinho “Vigor Mortis Comics”, dirigido por Dimis Sores da Cia Bife Seco. Em abril, foi a vez da super premiada “Achados e Perdidos”, dos mineiros Luis Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno, com direção de Nina Rosa. No mês de maio, “Yuri – Quarta-feira de Cinzas”, de Daniel Og recebeu leitura com a encenação de Paulo Biscaia Filho. Em junho, o projeto recebeu Lourenço Mutarelli, apresentando seu detetive Diomedes.



Nos próximos meses, o projeto trará outros artistas consagrados como André Diniz, Sandro Lobo entre outros. As direções estarão sob a batuta de grandes nomes do teatro curitibano como Edson Bueno, Sueli Araújo, Marcio Mattana.



Ficha técnica:

Quadrinho: Cachalote 

Texto: Rafael Coutinho e Daniel Galera

Direção: Luciana Barone

Elenco: Luiz Bertazzo, Paulo Vinicius e Airen Wormhoudt

Participação do músico Felipe Ayres



Serviço:

Literatura: Cena HQ Brasil

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 11 de julho de 2012 - quarta-feira

Hora: 20h

Ingressos: Um livro não didático

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, sábado, das 16h às 20h e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)


Nenhum comentário: