quarta-feira, 27 de junho de 2012

Memorial de Curitiba abriga mostra com recortes em papel





A artista plástica Malu Scheleder inaugura, às 18h30 desta quarta-feira (27), a exposição “Recorte em Papel”, no Salão Brasil do Memorial de Curitiba. São obras de recortes elaborados sempre em uma só folha de papel negro, que reproduzem paisagens, fragmentos de jardins e cenas do cotidiano. A mostra permanece aberta ao público até 29 de julho, com entrada franca.

De origem chinesa, o recorte em papel é milenar. Muito difundido na Europa, a técnica ainda é pouco conhecida no Brasil. Descendente de alemães, Malu Scheleder começou a realizar suas primeiras obras utilizando o “Scherenschnitt”, versão alemã do trabalho, ainda na adolescência.

A artista capta em seus recortes ambientes naturais e relatos de vida. São acontecimentos particulares, gostos, preferências e outras referências que identificam cada pessoa como um ser único. O trabalho de Malu causa surpresa, instiga a imaginação e mexe com a emoção dos retratados. Para ela, os recortes falam por si e são donos de uma linguagem universal.

Natural de Curitiba, Malu Scheleder é formada pela Escola Superior de Música e Belas Artes do Paraná – Embap. As técnicas utilizadas pela artista incluem desenhos a bico de pena e grafite, resultando em trabalhos que, além de integrar exposições por todo o país, também são empregados em arte-educação e educação ambiental.



Serviço:

“Recortes em Papel” – Exposição de Malu Scheleder, com curadoria de Marcelo Muzzillo.

Local: Salão Brasil do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico).

Data: de 27 de junho (abertura às 18h30) a 29 de julho de 2012.

Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h.

Agendamento para visitas monitoradas: de terça a sexta-feira das 9 às 12 e das 14 às 18h, pelo telefone (41) 3321-3328.

Entrada franca








Nenhum comentário: