sexta-feira, 1 de junho de 2012

A dádiva do corvo



A dádiva do corvo
Título Original:     The raven's gift
Jon Turk
Tradutor:     Anna Maria Capovilla

Páginas:     434
Formato:     16 x 23 cm

Um cientista, uma xamã e sua viagem singular pelo deserto siberiano

Jon Turk contornou de caiaque o cabo Horn, atravessou a passagem do Noroeste e remou toda a costa do Pacífico. Mesmo assim, a viagem mais estranha que já fez se deu quando ele, um cientista, decidiu conhecer o mundo espiritual e enfrentar todos os seus preconceitos. Essa é a surpreendente história contada em A dádiva do corvo, seu primeiro livro publicado no Brasil.

Em 2000, na remota aldeia siberiana de Vyvenka, Jon Turk conheceu a idosa chamada Moolynaut, uma xamã koryak — povo indígena do extremo leste da Rússia —, e aprendeu sobre suas viagens ao mundo espiritual.

Um ano depois, o espírito de Moolynaut rogou a um corvo que a ajudasse a curar a pélvis de Jon, que sofrera uma fratura em um acidente de alpinismo, do qual nunca se curara. Turk, que não havia encontrado uma explicação racional, procurou o entendimento atravessando a tundra congelada onde a xamã havia nascido.

Com seu estilo íntimo e sincero, o autor compartilha com os leitores seus momentos mais pessoais, como quando lida com uma intensa dor e quando reflete sobre o significado da vida e do ser humano.

Umas poucas linhas

Misha e eu remamos nossos caiaques em 
direção à costa e, em seguida, fizemos uma 
pausa quando sentimos as ondas tornarem-se
 íngremes à medida que tocou o fundo do mar.  
Densas, em forma de pires, nuvens corriam pelo 
céu do Ártico, acumulando-se uma contra a outra 
como se não houvesse espaço suficiente 
para dissipar toda a vasta tundra.




Moolynaut 
Moolynaut nasceu em uma tenda de pele na tundra siberiana, durante o reinado do Czar Nicolau II. Ela não apenas sobreviveu, mas manteve sua espiritualidade através da revolução bolchevique, a ascensão e queda de todo o império soviético e do capitalismo bandito da Perestroika. Ela me pediu para contar a sua história, que é a história de todos os povos indígenas, das selvas da Amazônia e Melanésia para o Ártico.


 A CRITICA
“Uma história inesquecível.”  - Publishers Weekly

“Com A Dádiva do Corvo, Turk uniu magistralmente emoção e aventura.” - Vancouver Sun






LANÇAMENTO






 



Nenhum comentário: