sábado, 12 de maio de 2012

Programação de Cinema - Fundação Cultural de Curitiba - de 11 a 17/05/12




De 11 a 13
ITINERÂNCIA RECINE NA CINEMATECA DE CURITIBA (programação final)
Promovida pelo Arquivo Nacional/RJ e Rio de Cinema Produções Culturais
Realização - Cinemateca de Curitiba e Consulado da Itália em Curitiba.  

O REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, comemorou em 2011 dez anos de existência celebrando a presença italiana no cinema brasileiro. A Cinemateca de Curitiba traz uma parte da mostra reunindo clássicos do cinema italiano e do cinema brasileiro. São 15 programas e uma palestra. Todos com entrada gratuita.

DIA 11  - Sexta-feira

Programa 7  - 14 h
Sai da frente De Abílio Pereira de Almeida (Brasil, 80 min., 1952, DVD)
Isidoro (Mazzaropi), dono de um caminhãozinho, é contratado para transportar alguns móveis para Santos. Descendo a serra pela Via Anchieta, Isidoro provoca inúmeras situações cômicas. Seu principal amigo é um cão chamado Coronel, interpretado pelo cão Duque, famoso astro da Vera Cruz.
Classificação livre

Programa 8  - 17 h

O gigante De Mario Civelli (Brasil, 83 min., 1969, DVD)
Imagens de uma São Paulo que começava a agigantar-se nos anos de 1920, a ousadia da arquitetura de Brasília, a pobreza dos candangos, a estrada Madeira-Mamoré e a perfuração de petróleo em Lobato (BA) formam o retrato de um país de identidade múltipla. Filme censurado em 1968.
Classificação livre

Programa 9 – 19 h

Rio Zona Norte ( Brasil, 1957, 90 min, DVD)  de Nelson Pereira dos Santos. Um clássico do cinema novo, com Grande Otelo, Jece Valadão, Paulo Goulart. Delicado retrato da vida de um artista popular carioca, a partir das memórias do personagem vivido por grande Otelo, um talentoso e humilde compositor de sambas de salão que vive na periferia do Rio de Janeiro.
Classificação 14 anos


DIA 12 - Sábado

Programa 10 – 14 h

Cadáveres ilustres De Francesco Rossi (Itália, 127 min., 1976, DVD)
Juízes da Suprema Corte estão sendo assassinados misteriosamente e o detetive Rogas assume a investigação do cãs.
Classificação livre

Programa 11 – 17 h

O caso Mattei De Francesco Rossi (Itália, 116 min., 1972, DVD)
Filme baseado na história de Enrico Mattei, empresário e personalidade importante na história da Itália que morreu em um misterioso acidente de avião em 1962.
Classificação 14 anos

Programa 12 – 19 h

Oriundi De Ricardo Bravo (Brasil, 97 min, 2000, DVD).
Durante a festa de seus 93 anos, o imigrante italiano Giuseppe Padovani é apresentado a Sofia, cuja semelhança com Caterina, sua esposa morta tragicamente há muitos anos, o deixa impressionado.
Classificação 14 anos


DIA 13 – Domingo

Programa 13 -  14 h

Sacco e Vanzetti De Giuliano Montaldo (Itália, 120 min., 1971, DVD)
Boston, início dos anos 20. Nicola Sacco (Riccardo Cucciolla) e Bartolomeo Vanzetti (Gian Maria Volonté), dois imigrantes italianos anarquistas, são detidos pela polícia, acusados de um assassinato. O julgamento deles torna-se
político, pois querem condená-los por serem estrangeiros.
Classificação 14 anos

Programa 14  -  17 h

Queimada De Gillo Pontecorvo (Itália, 112 min., 1969, DVD)
No século XIX, um representante inglês (Marlon Brando) é mandado para uma ilha do Caribe sob domínio português com intuito de incentivar uma revolta para favorecer os negócios da coroa inglesa. Dez anos depois, ele retorna para depor quem ele colocou no poder.
Classificação 14 anos

Programa 15 -  19 h

Cabíria De Giovanni Pastrone (Itália, 180 min., 1914, DVD)
Primeira exibição no Rio de Janeiro da cópia restaurada do clássico do cinema mundial. No século III a.C, a jovem Cabíria é raptada por piratas e vendida como escrava em Cartago. Quando ela seria oferecida em sacrifício ao deus Moloch, é salva pelo nobre Fulvius Axilla e seu escravo Maciste.
Classificação livre



DIA 13, domingo - 18h

EXIBIÇÃO ESPECIAL DE CURTA-METRAGENS ITALIANOS DO MUSEU NACIONAL DO CINEMA, DE TURIM, com acompanhamento de piano por Sérgio Justen, durante a sessão. Filmes mudos das décadas de 10 e 20.
Total do programa: 39 minutos
Um matrimônio interplanetário De Enrico Novelli (Itália, 13 min., PB, 1910, DVD)
Um jovem astrônomo estuda as estrelas usando seu telescópio. Ele vê a paisagem lunar e um maravilhoso palácio onde uma jovem observa o céu tão atentamente quanto ele. A jovem alienígena o vê: o amor à primeira vista.
Um raio de sol De Arrigo Frusta (Itália, 14 min., PB com tingimento, 1921, DVD)
O príncipe de um país frio e nevoento está com uma doença incurável. O rei percebe que seu filho deseja um raio de sol. Em vão, os astrônomos do reino trabalham com seus instrumentos para encontrar o Astro-rei.
O tambor sardo De Umberto Paradisi (Itália, 12 min., PB com viragem e tingimento, 1911, DVD)
Durante as lutas do Ressurgimento, que culminou com a unificação da Itália, companhia de soldados italianos cercada pelo exército austríaco numa casa isolada envia um jovem tambor em busca de ajuda. Mesmo ferido na perna, o jovem executa bravamente sua missão.
Classificação livre

Sérgio Justen é pianista, compositor e arranjador formado no Curso Superior de Instrumento – Piano, pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná. Gravou inúmeros discos entre eles, “Novos Ares” com 16 composições próprias. É integrante da banda “Denorex 80”, desde 2003. Atuou como arranjador em diversos espetáculos tais como “Mônica Salmaso com Orquestra À Base de Cordas” e “Homenagem ao compositor Cartola com a Orquestra do Conservatório de MPB de Curitiba”. Compôs trilhas para teatro como “Os Leões”, direção de Nadja Naira em 2007, e “Cinderela”, direção de Maurício Vogue” em 2009. Foi professor de piano do Conservatório de MPB de Curitiba entre 1997 e 1999. Foi professor colaborador da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) em 2003. Atualmente dedica-se a composição e direção musical de trilhas para teatro e dança, edição de partituras e recitais de piano.

Local: Capela Santa Maria
            Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
            Entrada gratuita

Obs: somente esta exibição do dia 13, domingo – às 18h, referente à programação do RECINE, será realizada na Capela Santa Maria.



De 14 a 17
HISTÓRIA E CINEMA: NARRATIVAS DO PASSADO
Semana de História do Curso de História da Universidade Tuiuti do Paraná. Evento de extensão universitária em parceria com a Cinemateca de Curitiba. Debate e discussão de filmes em DVD e 35mm.

Para as exibições, às 16h: entrada gratuita sem inscrições
Para as palestras, às 19h: entrada gratuita através de inscrições no local limitadas à lotação da sala.

Dia 14 – 16h
Exibição do filme O BANDIDO DA LUZ VERMELHA (BR, 1968 – 92 min – ficção - DVD). Direção de Rogério Sganzerla.
Marginal paulista coloca a população em polvorosa e desafia a polícia ao cometer os crimes mais requintados. Conhece a provocante Janete Jane, famosa em toda a Boca do Lixo, por quem se apaixona.
Classificação 16 anos
19h
Abertura
“Cinema e história em ruínas: o neo-realismo italiano como esgotamento do possível”, com Prof.ª Dr.ª Karen Cristina Rechia (Universidade Federal de Santa Catarina).
20h
Exibição do filme O BANDIDO DA LUZ VERMELHA (BR, 1968 – 92 min – ficção). Direção de Rogério Sganzerla. Classificação 16 anos

Dia 15 – 16h
ERVILHA DA FANTASIA (BR/PR, 1989 – 30 min - DVD). Direção de Werner Schumann.
Documentário sobre o poeta e compositor Paulo Leminski a partir de depoimentos registrados em 1985 e reeditados posteriormente a sua morte em 1989, constituindo um verdadeiro testamento de sua obra e pensamento, intermediado por depoimentos de Sylvio Back.
Classificação 12 anos
19h
Mesa Redonda Cinema Curitibano, com Marden Machado.
20h
ERVILHA DA FANTASIA (BR/PR, 1989 – 30 min - DVD). Direção de Werner Schumann. Classificação 12 anos

Dia 16 – 16h
Exibição do filme LANCE MAIOR(PR/SP, 1968 – 90 min – 35mm). Direção de Sylvio Back.
Um universitário burguês, bancário, passa por crise de identidade quando
precisa tomar decisões quanto à greve no seu local de trabalho, posições políticas, carreira e fortuna.
Classificação 14 anos
19h
Mesa Redonda Cinema e Modernidade:
“O Brasil urbano no cinema dos anos 1960: Curitiba melancólica em Lance Maior (Sylvio Back, 1968)”, com Prof.ª Dr.ª Rosane Kaminski (Universidade Federal do Paraná).
“Quando os mortos se levantam por seus direitos: 1968 e A Noite dos mortos vivos” , com Prof. Doutorando Luiz Carlos Sereza (Universidade Federal do Paraná).
“O grande roubo do trem: o cinema como narrativa da história”, com Prof. Doutorando Clóvis Gruner (Universidade Tuiuti do Paraná).
20h
Exibição do filme LANCE MAIOR(PR/SP, 1968 – 90 min – 35mm). Direção de Sylvio Back. Classificação 14 anos

Dia 17 – 16h
A ORDEM DOS PENITENTES (BR, 2002 - 20 min -DVD). Direção de Petrus Cariry.  
Aspectos da religiosidade popular herdados da Idade Média europeia são revelados pela narrativa do mestre Decurião Joaquim Mulato, 81 anos. Os rituais e penitências apareceram como forma de domar os desejos da carne e as fantasias do espírito. No Cariri cearense, a Ordem surgiu por volta de 1860, época de fome e peste.
ILÊ AIYÊ/ANGOLA (BR, 1985 -16 min - DVD). Direção de Orlando Senna.
O Carnaval do grupo Ilê Aiyê, organização do bairro Curuzu, Salvador (BA). A música, a religião, a política e a influência desta comunidade negra, 120 anos depois do fim do tráfico de escravos.
PAX (BR/PR, 2005 – 14 min - DVD). Direção de Paulo Munhoz.
Quatro religiosos se reúnem para discutir a violência do mundo atual e encontrar uma resposta para isso. Será que encontram?
ALDEIA (BR/PR, 2000 – 11 min – ficção – 35mm). Direção de Geraldo Pioli.
Relato bem humorado da tentativa de um padre em ensinar os 10 mandamentos a uma tribo indígena, poligâmica, no início da colonização, no Brasil.
Classificação 16 anos para o programa
19h
Mesa Redonda Cinema e Religiosidade
“Livros envenenados: notas sobre o problema dos estudos entre os franciscanos do século XIV a partir do filme O Nome da Rosa (1986)”, com Prof. Mestrando André Siqueira.
“Religiosidade no cinema norte-americano: entre a devoção e a contestação” com Prof.ª Dr.ª Karina Kosicki Bellotti (Universidade Federal do Paraná).
“Vaticano II, 50 anos”, com Prof.ª Dr.ª Vera Irene Jurkevics (Universidade Tuiuti do Paraná).
20h
A ORDEM DOS PENITENTES (BR, 2002 - 20 min - DVD). Direção de Petrus Cariry.  
ILÊ AIYÊ/ANGOLA (BR, 1985 -16 min - DVD). Direção de Orlando Senna.
PAX (BR/PR, 2005 – 14 min - DVD). Direção de Paulo Munhoz.
ALDEIA (BR/PR, 2000 – 11 min – ficção - DVD). Direção de Geraldo Pioli.
Classificação 16 anos para o programa





Cinemateca
Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.
Informações: (41) 3321-3252

Nenhum comentário: