sábado, 12 de maio de 2012

Lançamento do Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8




Acontece na próxima terça-feira, dia 15 de maio, às 14h, a coletiva de lançamento da 8ª edição do “Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super-8 de Curitiba”. Único evento no gênero na América Latina, o Festival será realizado de 4 a 7 de outubro de 2012 e conta com patrocínio master da Caixa Econômica Federal.  Participam da coletiva o idealizador do Curta 8 Leandro Bossy, o curador Rafael Urban, o coordenador Antonio Carlos Domingues e os produtores Fábio Allon, Adriano Esturilho e Bruno de Oliveira.



Referência mundial dentro do chamado “cinema de bitola estreita”, o Festival apresenta nesta temporada três categorias em competição: Filme Super-8 – Tomada Única; Filme Super-8 – Finalizado em Película; e Filme Super-8 – Finalizado em Digital. Além disso, a programação incluirá mostras retrospectivas, sessões especiais de homenagens a realizadores de Super 8, debates e o Home Movie Day (HMD), também chamado de “Dia do Filme Caseiro”.



O “Dia do Filme Caseiro” é um evento realizado em diversos locais do mundo, que tem o objetivo de ser uma celebração do cinema amador em suas várias formas: filmes de família (registros de aniversários, casamentos, viagens), documentários amadores, animações caseiras etc. Numa sessão de duas horas o público tem a oportunidade de levar seus filmes familiares (muitos dos quais não podem ser vistos por falta de projetor) para serem exibidos em tela grande. A sessão é coordenada pela pesquisadora Lila Foster, apaixonada e entusiasta das produções de cinema em bitolas alternativas.



Como nas edições anteriores, o Curta 8 apresentará filmes realizados a partir de uma oficina na técnica “Tomada Única”. Nela, treze alunos, depois de orientados por professores, receberam um cartucho Super-8 para filmar um roteiro de sua escolha, mas sem a opção de editar o material filmado. A edição deve ser feita na própria câmera. Revelados pela organização do Festival, os filmes só são vistos pelos realizadores no dia da exibição para o público.



Um pouco da história do Super-8



No dia 8 de maio de 1965 a Kodak anuncia o lançamento de um novo formato de película, uma idéia simples inspirada na proposta, “aperte o botão que nos cuidamos do resto”. Nascia assim o Super-8, iniciativa que seria responsável por uma revolução cinematográfica em todo o mundo. O foco de mercado eram os filmes domésticos. Por conta disso as câmeras tornaram-se mais compactas e com ajustes automáticos de exposição. O suporte Super-8 foi apenas uma evolução do antigo filme 8mm já utilizado profissionalmente, porém com uma perfuração reduzida, o que deu espaço para aumentar o tamanho do fotograma e inserir uma pista magnética para captação de som direto.



Tudo isso, aliado à praticidade do filme acondicionado em um cartucho, contribuiu para democratizar a produção audiovisual. Até meados da década de 70 ainda existiam laboratórios que faziam a revelação deste tipo de material no Brasil e os filmes podiam ser encontrados em qualquer loja de artigos fotográficos. O surgimento do vídeo na década de 80, entretanto, marcou o fim dos laboratórios de revelação de Super-8, por representar uma alternativa mais viável comercialmente o vídeo ganhou espaço.



Hoje o Super-8 representa uma forma de expressão audiovisual amplamente utilizada em vários países sendo aplicado a videoclipes, publicidade e filmes independentes. No Brasil, o formato está restrito a poucos realizadores e raros festivais ainda prestigiam esta bitola que foi a escola de renomados cineastas da atualidade. O primeiro Festival Brasileiro do Filme Super-8, realizado em Curitiba, em 1974, com uma segunda edição em 1975, foi o pontapé inicial dos grandes festivais brasileiros que passaram a prestigiar a pequena bitola. Curitiba foi um representativo pólo da produção independente em Super-8. Filmes paranaenses deste período colecionaram prêmios em vários festivais no Brasil, sendo inclusive reconhecidos no exterior como o trabalho dos irmãos Wagner, pioneiros na animação no Paraná, com três filmes selecionados para o Canadian International Amateur Film.

Nenhum comentário: