quinta-feira, 3 de maio de 2012

CAIXA Cultural / Inspirado em obra de Marina Colasanti, "A Tecelã" abre temporada na CAIXA Cultural Curitiba

Inspirado em obra de Marina Colasanti, “A Tecelã” abre temporada na CAIXA Cultural Curitiba

Unindo ilusionismo e teatro de animação, a peça conta com a trilha sonora de Nico Nicolaiewsky


A CAIXA Cultural apresenta o espetáculo “A Tecelã”, da Cia Caixa de Elefante, de 11 a 13 de maio. Inspirada em obra de Marina Colasanti e com dramaturgia visual e direção assinada por Paulo Balardim, a peça é baseada em alguns mitos que envolvem a tecelagem, como o suposto poder da tecelã de transformar seus desejos em realidade.

Para apresentar a história da mulher capaz de converter imaginação em realidade, através de seus fios, a produção aposta numa combinação de linguagens, tais como teatro de bonecos, vídeo, dança e ilusionismo, sem perder o clima intimista. As cenas vão se alinhavando, perpassadas por uma belíssima trilha original composta por Nico Nicolaiewsky.

O mito que orienta o espetáculo é Aracne, a mais famosa tecelã da mitologia grega, que venceu Atenas através da arte de tramar os fios. Por este mito, a montagem aborda a crescente solidão feminina, a capacidade humana de criar novas realidades a partir do pensamento e a dificuldade de expressão e relacionamento com o parceiro.

Para as exigências de manipulação deste espetáculo e confecção dos bonecos, a Cia. Caixa do Elefante teve que desenvolver uma nova tecnologia de construção, acrescentando leveza e resistência aos manequins, que têm escala humana. A Companhia realiza pesquisas em artes cênicas, envolvendo e aliando o domínio da construção dos bonecos com a manipulação e a interpretação do ator. As técnicas utilizadas são milenares e, através da tecnologia, surgem novas variantes que constroem uma história contada através da dramaturgia de imagens. No dia 12 de maio será oferecido um workshop de formação em teatro de bonecos.

“A Tecelã” conquistou os prêmios Açorianos 2011 de melhor espetáculo, dramaturgia e trilha sonora, o prêmio Baskem do POA Em Cena 2011 de melhor atriz, o prêmio Myriam Muniz 2009 e 2012, o prêmio FUMPROARTE 2009 e o prêmio Fundação Piratini TVE e FM Cultura de Teatro em 2011.

A Caixa do Elefante:
A companhia porto-alegrense A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos foi fundada em 1991 e é, hoje, uma das companhias de teatro de bonecos mais atuantes e de maior destaque no panorama artístico nacional. Suas premiadas montagens, direcionadas tanto para o público infantil quanto para o adulto, já percorreram diversos países da Europa, América do Norte e América do Sul, representando e valorizando, em cada um deles, a essência de nossa autêntica cultura. Figura, nas histórias apresentadas pela companhia, a essência do teatro de animação latino-americano: textos populares que mesclam poesia e comicidade, apresentados com um primor técnico que envolve um delicado trabalho de construção e manipulação de bonecos.

Ficha Técnica:

Gênero: Teatro de Animação, vídeo e ilusionismo.
Duração: 50 minutos
Direção de encenação, dramaturgia e concepção estética: Paulo Balardim
Assessoria para efeitos especiais de ilusionismo: Eric Chartiot
Direção musical e composição de trilha original: Nico Nicolaiewsky
Elenco: Carolina Garcia, Valquíria Cardoso  e Viviana Schames
Construção de bonecos, silhuetas de sombra e cenotécnica: Caixa do Elefante Teatro de Bonecos

Serviço:
Teatro: “A Tecelã”
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 11 a 13 de maio de 2012
Hora: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Serviço:
Workshop: Teatro de Bonecos
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 12 de maio (sábado das 14h às 18h)
Inscrições:As inscrições são gratuitas e devem ser encaminhadas, a partir de 07 de maio, para o e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br. As vagas são limitadas.
Público alvo: Interessados a partir de 18 anos

Nenhum comentário: