sexta-feira, 27 de abril de 2012

Em debate políticas públicas para a dança


    Na primeira palestra sobre políticas públicas de incentivo à área de dança, dentro da programação da Bienal Internacional de Dança de Curitiba, que acontece até domingo (29), o diretor regional do SESC/SP, Danilo Miranda, ressaltou a importância de estruturar os passos da gestão na área cultural, levando-se em conta a flexibilidade e a imprevisibilidade inerentes ao processo. A próxima palestra será com o coordenador de Dança da Funarte, Fabiano Carneiro, na sexta-feira (27), às 9h, no Teatro Londrina – Memorial de Curitiba.
Nesta quarta (25), o tema da palestra de Danilo Miranda foi “Dança: Iniciativas, Fomento e Oportunidades”.  “Não há fórmulas. Modelos prontos não se aplicam tão facilmente à cultura quanto em outras áreas. É preciso estar sempre atento ao novo”, afirma Danilo que, além de estar há 25 anos à frente de manifestações artísticas promovidas e difundidas pelo SESC/SP, também é conselheiro do Museu de Arte de São Paulo e de outras entidades nacionais e internacionais com foco em cultura, lazer e bem-estar social. Formado em Filosofia e Sociologia, percorre o mundo todo fazendo palestras sobre a democratização da cultura como forma de educação continuada e união dos povos. “Não separo cultura e educação em realidades distintas. Só a educação formal, funcional não basta. É a cultura que fortalece as noções de respeito à diversidade e aumento da tolerância. E não vejo arte como ferramenta de educação. Ela educa e transforma diretamente”, comenta o diretor do SESC, instituição que mantém registros dos últimos dez de material relacionado à dança e que divulga esse acervo na programação do SESC TV. “Para que haja fruição, para que o público veja um espetáculo e se encante, é preciso primeiro que haja formação de plateia. Não dá para trabalhar com vanguarda, por exemplo, para um público que não está preparado”, diz Danilo.
A inscrição para a palestra de sexta-feira é gratuita. Para receber certificado de participação, o interessado deve fazer inscrição prévia no site da Bienal (www.bienaldanca.org.br), para posterior recebimento da declaração. Os não inscritos poderão assistir às palestras, caso não haja a lotação máxima do Teatro Londrina, que é de 144 lugares.
A Bienal acontece por meio da Lei de Incentivo à Cultura numa realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio do Bradesco e da Nissan.

              Serviço:
Bienal Internacional de Dança de Curitiba – Palestras
Local: Teatro Londrina – Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79)
Dia 27 de abril, às 9h – “Políticas Públicas para a Dança”, com Fabiano Carneiro.
Inscrições gratuitas. Para receber certificado de participação, o interessado deve fazer a inscrição prévia no site www.bienaldanca.org.br.

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Nissan e Bradesco
Apoio: Aspen Santa Fe Ballet, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Faculdade Metropolitana de Curitiba – Famec, Fundação Nacional de Artes – Funarte, Galvão Locações, Goethe-Institut Curitiba, Instituto Municipal de Turismo, Internationales Solo Tanz Theatre Festival, Korzo Producties, Polish Dance Theatre, São Paulo Companhia de Dança, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, Sistema Fecomércio Sesc Paraná, Sanepar e Universidade Federal do Paraná.
Realização: Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Nenhum comentário: