sexta-feira, 13 de abril de 2012

CAIXA Cultural expõe as matrizes africanas na dança urbana


Espetáculo de dança “Chapa Quente” em três apresentações
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo de dança “Chapa Quente”, de 20 a 22 de abril. A peça criada pela Cia Urbana de Dança é composta por duas coreografias: "9 + 1" e "Chapa Quente". A primeira é suave e instigante, enquanto a segunda é acrobática, um exercício de velocidade que mistura house, dance contemporâneo e street dance.
O espetáculo foi apresentado no Festival Suresnes Cites Danse, na França e no Peak Performances, em Nova Jersey, com T. Jones e Wayne McGregor, em 2011. O desempenho foi elogiado pela revista Vogue italiana e teve destaque nos jornais New York Times, Financial Times e New York Observer.
A trilha sonora original foi criada por Rodrigo Marçal, a partir das coreografias. “Como o próprio nome já diz, é pura adrenalina, acrobática, um exercício de velocidade que mistura house dance contemporâneo e percussão, e explora a vitalidade dos dançarinos”, ressalta Sonia, diretora e coreógrafa da companhia.
A Companhia Urbana de Dança traz um olhar particular sobre os ritmos, danças e coreografias que estabelecem um diálogo entre as matrizes africanas da cultura brasileira e o que há de mais contemporâneo na dança urbana, com seus movimentos acrobáticos e fortes. A dança é posicionada, com toda a diversidade e problematização dos lugares sociais onde ela se manifesta. É um trabalho que não apenas se inspira, mas nasce de um fortalecimento da identidade cultural brasileira.
Sobre a companhia:
A Companhia Urbana de Dança, criada em 2004, é formada por um grupo de jovens oriundos de subúrbios do Rio de Janeiro. O grupo se caracteriza pela força das suas histórias e qualidades artísticas como vigor físico, diversidade de movimentos e sofisticação coreográfica e realiza uma leitura particular e criativa em dança urbana. Suas experiências e ideias são incorporadas como material de criação. Por meio de uma expressão artisticamente arrebatadora, colocam em cena corpos com movimentação forte e ao mesmo tempo sofisticada, marcada pela estética contemporânea.
Seu trabalho vem sendo reconhecido no exterior. Entre suas apresentações estão a Bienal Internacional de Dança de Lyon (2008 e 2010); Museu Quai Branly, em Paris; Rencontres Choreographique de Carthage; Festival Internacional de Biarritiz; Teatro de Chelles, em Paris; Teatro Lido em Medelín, Colômbia; Festival Hoptimum e Hangar 23 em Rouen; Festival Fall for Dance, em Nova York; Festival Jomba na África do Sul.
A peça “ID: Entidades”, conhecida no Brasil como “9+1”, foi considerada pelo NY Times como um dos 10 melhores espetáculos apresentados naquele ano. A trilha sonora, de Rodrigo Marçal, foi indicada ao Prêmio Bessies, em Nova York.
Ficha Técnica:
Direção: Sonia Destri Lie
Coreografia: Sonia Destri Lie e Companhia Urbana de Dança
Mise en scene: Daniela Amorim
Trilha: Rodrigo Marçal
Luz: Renato Machado
Dançarinos: Tiago Souza, Raphael Russier, Miguel Fernandez, Andre Virgilio, Leo Galvão, Johnny Britto e Bianca Popper Monteiro
Duração: 45 minutos
Serviço:
Dança: Chapa Quente
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 20 a 22 de abril de 2012
Hora: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)
www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: