sexta-feira, 27 de abril de 2012

Bienal de Dança apresenta solos premiados de Stuttgart e companhia Quasar, nesta sexta



A programação desta sexta-feira (27) da Bienal Internacional de Dança conta com solos de bailarinos e coreógrafos de diferentes nacionalidades, premiados no Festival de Stuttgart (Alemanha), e também com performance da prestigiada companhia goiana Quasar. Os espetáculos acontecem, respectivamente, no Guairinha, às 19h30, e Guairão, às 21h, auditórios do Teatro Guaíra.
Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Bienal Internacional de Dança é promovida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio do Bradesco e da Nissan. Com o lema “A dança em todos os estilos”, a Bienal abrange diferentes modalidades: clássica, contemporânea, danças urbanas, dança de salão, jazz dance e videodança.
Os solos premiados no Festival de Stuttgart, abrem a série de apresentações da noite, às 19h30, no Guairinha. O festival foi criado pelo carioca Marcelo Santos, que participou do Balé Teatro Guaíra, em Curitiba, no início dos anos 80. A iniciativa nasceu com o propósito de revelar novos talentos da dança contemporânea, que buscam novas formas de expressão e trazem idéias inovadoras para o meio.
O programa mostrado na Bienal faz uma retrospectiva de vencedores dos últimos cinco anos, com as apresentações dos solos “No Time to Fly Off”, com coreografia e dança de Valentina Moar (Itália); “Susurros raídos, ángulos de furia”, do bailarino Geovanni Pérez e da coreógrafa Laura Vera (México); “When the last candle is blown out”, com coreografia e dança de Katarzyna Sitarz (Polônia); “Doroga”, com coreografia e dança de Ioulia Plotnikova (Rússia); e “En opposition avec moi”, com coreografia e dança de Ahmed Soura (Burkina Faso – África).
Depois, às 21h, a companhia brasileira Quasar, de Goiânia (GO), sobe ao palco do Guairão para mostrar “Céu na Boca”. Traçando um paralelo entre o real e o intangível, o espetáculo é uma antítese da existência humana, uma busca pelo paraíso. Com coreografia de Henrique Rodovalho, o trabalho não é conduzido por personagens, mas por pessoas em busca de objetivos diversos. Na trilha sonora, música eletrônica contemporânea e instrumental dos anos 50.
Fundada em 1988, por Vera Bicalho e Henrique Rodovalho, a Quasar consolidou-se como companhia profissional e independente, alcançando destaque no cenário da dança contemporânea nacional e internacional, com a conquista de vários prêmios, ao longo dos anos.

Serviço:
Bienal Internacional de Dança de Curitiba
Espetáculos de sexta-feira, 27 de abril de 2012

Solos Premiados no Festival de Sttutgart – “No Time to Fly Off”, com coreografia e dança de Valentina Moar (Itália); “Susurros raídos, ángulos de furia”, do bailarino Geovanni Pérez e da coreógrafa Laura Vera (México); “When the last candle is blown out”, com coreografia e dança de Katarzyna Sitarz (Polônia); “Doroga”, com coreografia e dança de Ioulia Plotnikova (Rússia); e “En opposition avec moi”, com coreografia e dança de Ahmed Soura (Burkina Faso – África).
Local e horário: Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha (Rua XV de Novembro, 971), às 19h30

“Céu na Boca”, com Quasar Cia. de Dança (Goiânia – GO)
Local e horário: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto - Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, s/n°), às 21h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10
Informações: www.bienaldanca.org.br

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Nissan e Bradesco
Apoio: Aspen Santa Fe Ballet, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Faculdade Metropolitana de Curitiba – Famec, Fundação Nacional de Artes – Funarte, Galvão Locações, Goethe-Institut Curitiba, Instituto Municipal de Turismo, Internationales Solo Tanz Theatre Festival, Korzo Producties, Polish Dance Theatre, São Paulo Companhia de Dança, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, Sistema Fecomércio Sesc Paraná, Sanepar e Universidade Federal do Paraná.

Realização: Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Nenhum comentário: