quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QUINTETO VIOLADO FAZ SHOWS NO GUAIRINHA






Quinteto Violado faz série de concertos no Guairinha

Apresentações que iniciam no próximo dia 23 de fevereiro são em comemoração aos 40 anos de carreira do grupo pernambucano, cuja história é tema de exposição no hall do Teatro Guaíra

Desde o show de estreia, em 1971, sobre as pedras do teatro de Nova Jerusalém, no agreste pernambucano, foram mais de um milhão de quilômetros percorridos por estradas brasileiras, cerca de 50 discos lançados e 15 países visitados. Inspirado pelos folguedos populares, cantando o universo das feiras no interior, o Quinteto Violado conquistou seu lugar na história da música popular brasileira e nordestina em especial. Essa trajetória será repassada em temporada de concertos que serão realizados no Guairinha. As apresentações serão sempre às 20h, com entrada franca, nos dias 23, 24, 25 e 26 de fevereiro.
Além desta série de quatro apresentações, o Teatro Guaíra também abriga a exposição Quinteto Violado: Um Imaginário Nordestino, que, por meio de um vasto acervo sonoro e iconográfico, percorre quatro décadas de música.
Para as apresentações, o grupo preparou um repertório que costura sua trajetória, desde os primeiros discos dos anos de 1970, em que a pesquisa das manifestações populares está mais latente, até composições próprias do autoral Quinto Elemento, lançado em 2009. Assim, são resgatadas pérolas do segundo álbum, Berra-Boi (1973), como Vaquejada (Toinho Alves), Três Três (Fernando Lona) e Baião do Quinji (Vicente Barreto). Do último álbum autoral, aparece Canto de Zelação, composição de Marcelo Melo, com letra adaptada do cordel A eleição do diabo e a posse de Lampião no inferno (Severino G. de Oliveira) e arranjo inspirado nas loas do maracatu rural. A veia jazzística do Quinteto não poderia ficar de fora de qualquer seleção, e é por meio dela que a identidade sonora do grupo melhor se impõe. Temas como Algodão (Luís Gonzaga), Forró de Dominguinhos (Dominguinhos), Frevo na Primavera (Toinho Alves) e Chorando de Manhã (Dudu Alves) têm interpretação poderosa e lugar para improvisos.
Estarão no palco do Guairinha, Marcelo Melo (violão, viola e voz), Ciano Alves (flautas), Dudu Alves (piano), Roberto Medeiros (percussão e voz) e Sandro Lins (contrabaixo). A percussão terá o reforço de Raminho como músico convidado. O acesso aos concertos é gratuito – os ingressos deverão ser retirados a partir de duas horas antes na bilheteria do Teatro.


SERVIÇO
Concertos do “Quinteto Violado”
Local: Teatro Guaíra, auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Data: Dias 23, 24, 25 e 26 de fevereiro
Hora: 20h
Ingressos: Gratuitos, devendo ser retirados na bilheteria do Teatro Guaíra a partir de duas horas antes dos shows
Exposição: “Quinteto Violado: Um Imaginário Nordestino”
Local e data: Hall do Teatro Guaíra, até 26 de fevereiro.
Entrada Franca
Informações: (41) 3304-7900

Nenhum comentário: