terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Os detetives e Harry Bosch, criação de Michael Connelly

LITERATURA POLICIAL
e os livros de Michael Connelly
UM TIRO NO PEDANTISMO INTELECTUAL


Antes que alguém já saia torcendo o nariz para o tema, mais nos compensa repensar o quanto esse crime compensa. Se para alguns de nossos intelectuais os romances policiais estariam fadados a carregar eternamente o rótulo de subliteratura, para a maioria de intelectuais e escritores, tal colocação não passa de claro preconceito criado a partir de uma outra grande distorção - a de que toda a literatura que envolve crime e mistério é de baixa qualidade. A verdade é que tais intelectuais vivem de dar tiros no próprio pé, e esquecem que muitos de nossos autores clássicos produziram seus contos e romances de mistério, de inconteste qualidade e importância. São livros recheados com todos os elementos execrados pelos tão exigentes detratores. Nas tramas, o crime, os processos, as deduções e as investigações.

Não é preciso ter tanta acuidade de detetive para lembrar de Emile Zola que nos brindou com obras como "Tereza Raquim", "Germinal" e a "Besta Humana" que, certa feita, escreveu que "toda a obra de arte é um pedaço da natureza, visto através de um temperamento". Dessa forma, os elementos policialescos e os crimes em si, fazem parte de nosso dia-a-dia, uma realidade que, nem por ser trágica e incluir muitas vezes elementos repugnantes, deve ser ignorada pelo artista. Talvez seja por isso mesmo que no início do século passado, Enrico Ferri, psicólogo e criminalista, professor da Universidade de Roma e de Bruxelas, afirmou que "Besta Humana" e ainda "Crime e Castigo", de Dostoievsky eram, para a psicopatologia e para a antropologia criminal, "um meio de propaganda, mil vezes mas rápido que a observação estritamente erudita".

Citando aqui Dostoievsky, lembramos que no universo da literatura russa, temos Leon Tolstoi que além de romances perfeitos como Anna Karenina e Guerra e Paz, escreveu contos de fina ironia e sátira onde a figura da lei era colocada em cheque. Basta conferir "O Custo Da Justiça".

LITERATURA POLICIAL
ONDE ENCONTRAR

Nas boas casas e livros do ramo, e mais aqui e ali e vez por outra tanta no acolá. Pode ser encontrada de diversas formas e, dificilmente, um leitor pode correr o risco de dizer que nunca leu esse tipo de livro. Segundo o escritor Ignácio de Loyola Brandão, o gênero policial pode ser encontrado até na Bíblia. Basta ler Caim e Abel. "Gosto e leio muitas histórias policiais e acho que, como todo o gênero, tem produções boas e más. Mas é um estilo extremamente fascinante e muito importante na formação de um escritor, pois com os bons policiais você aprende muito em relação à arte da narrativa. Na verdade, o que existe é um grande preconceito por parte dos falsos intelectuais que se postam contra a literatura policial." Seus autores prediletos no gênero são George Simenon, Raymond Chandler, Patrícia Highsmith e Agatha Christie”.

Segundo o gaúcho Flávio Moreira da Costa que foi crítico de cinema, música e literatura e tem hoje cerca de 30 livros publicados incluindo o por ele organizado , uma coletanea de contos policiais "o homem é o único animal que mata seu semelhante por razões que não sejam sua própria sobrevivência".

Temos aqui uma ficção que beira a realidade, tratando de um assunto por demais comentado em nossos dias, sobretudo devido à crescente globalização do crime. Os textos (contos policiais) registram uma faceta da humanidade sempre presente e cada vez mais visível e ameaçadora. A antologia, organizada com brilhantismo, pode ser considerada a mais completa da literatura de crime e mistério até hoje publicada no país. A primeira história escolhida por ele é do Antigo Testamento - A história de Sansão, depois podemos facilmente passar por Sófocles - Édipo Rei. Mil e uma noites, Perrault, Voltaire, Honoré de Balzac, Robert Louis Stevenson, Apollinaire, Guy de Maupassant, Kafka, Dickens, Edgard Allan Poe...e claro Michael Connelly, antes de um longo etc.



CIDADE DOS OSSOS (Coleção Negra)
de Michael Connelly


Páginas: 368




Premiado em 1997 com o Anthony Award por melhor romance de mistério, Connely já é considerado um dos mais inteligentes e vívidos escritores da literatura noir. Seu detetive-herói Hieronymous Bosch, ou Harry Bosch, é conhecido nos Estados Unidos até por quem nunca leu os romances do escritor. CIDADE DOS OSSOS, mais recente aventura deste detetive cínico e durão, freqüentou as listas de mais vendidos e é o novo título da Coleção Negra, dedicada aos maiores mestres da literatura policial.




LUZ PERDIDA (Coleção Negra)
de Michael Connelly


Páginas: 352


Em meio a viradas sensacionais, o leitor assiste a outra brilhante investigação conduzida por Bosch. Connelly acerta em cheio mais uma vez, com uma obra à altura dos clássicos de Raymond Chandler.

O AUTOR
Michael Connelly (Filadélfia, 21 de julho de 1956) é um escritor norte-americano. Escreveu vários romances policiais, sendo os mais famosos aqueles protagonizados pelo detetive do Departamento de Polícia de Los Angeles - Hieronymus "Harry" Bosch. Seus livros já foram traduzidos para 35 línguas diferentes e suas obras lhe renderam várias premiações.
O autor ganhou diversos prêmios por sua obra, incluindo o Bancarella (Itália), o Calibre 38 (França) e o Falcão Maltês (Japão). Do mesmo autor, a Editora Record já publicou Mais escuro que a noite, Luz perdida e Correntezas da maldade.

Saiba mais
www.michaelconnelly.com



BIBLIOGRAFIA
Série de Harry Bosch

The Black Echo (1992)
The Black Ice (1993)
The Concrete Blonde (1994)
The Last Coyote (1995)
Trunk Music (1997, lançado no Brasil como O Último blefe)
Angels Flight (1999)
A Darkness More Than Night (2001)
City Of Bones (2002)
Lost Light (2003)
The Narrows (2004, lançado no Brasil como Correntezas da maldade)
The Closers (2005)
Echo Park (2006)
The Overlook (2007, lançado no Brasil como O Mirante)
The Brass Verdict (2008)
9 Dragons (2009)
The Reversal (2010)

Série de Mickey Haller

The Lincoln Lawyer (2005) (Lançado no Brasil como "Advogado de Porta de Cadeia" e depois como "O Poder e a Lei", nome dado ao filme baseado no livro)
The Brass Verdict (2008)
The Reversal (2010)
The Fifth Witness

Outros romances

The Poet (1996)
Blood Work (1998)
Void Moon (2000
Chasing the Dime (2002)
The Scarecrow (2009)

Editor

The Best American Mystery Stories 2003 (2003)
Murder In Vegas (2005)
In the Shadow of the Master (2009)

Contos

"Two-Bagger" – em Murderers' Row (2001) e The Best American Mystery Stories 2002 (2002).
"Cahoots" – em Measures of Poison (2002)
"After Midnight" – em Men from Boys (2003)
"Christmas Even" – em Murder...and All That Jazz (2004)
"Cielo Azul" – em Dangerous Women (2005)
Uma história publicada anonimamente em The Secret Society Of Demolition Writers (2005)[2]
"Angle of Investigation" – em Plots with Guns (2005) e The Penguin Book Of Crime Stories (2007)
"Mulholland Dive" – em Los Angeles Noir (2007) e Prisoner of Memory (2008)
"Suicide Run" – em Hollywood and Crime (2007)
"One Dollar Jackpot" – em Dead Man's Hand (2007)
"Father's Day" – em The Blue Religion (2008)

Não Ficção

Crime Beat (2006), coleção de jornalismo do Sun-Sentinel e Los Angeles Times

Videografia

Level 9 (2001) – co-criador e co-produtor executivo




um lançamento






Nenhum comentário: