quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Orquestra Sinfônica do Paraná é atração da Oficina de Música

Composições de Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) e Francis Poulenc (1899 – 1963) integram o repertório que a Orquestra Sinfônica do Paraná executa nesta quarta-feira (11), às 20h30, no grande auditório do Teatro Guaíra. Sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira, o concerto é uma das atrações da fase erudita da 30ª Oficina de Música de Curitiba, e tem como solistas os pianistas Olga Kiun (Rússia) e Piotr Banasik (Polônia), que também atuam como professores da Oficina de Música.

A liberdade de criação defendida por Beethoven e a graciosidade melódica de Poulenc permeiam o espetáculo conduzido por Osvaldo Ferreira, que responde pela direção artista da fase erudita da 30ª Oficina de Música de Curitiba. O maestro português, que acumula trabalhos em toda a Europa e atualmente é regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, leva ao público um programa brilhante, de sonoridade inesquecível.

Na “Abertura Egmont Op. 84”, Beethoven mais uma vez demonstra que sua música expandiu formas, harmonias e instrumentação. A música foi feita sob encomenda para a peça “Egmont”, de Goethe, escritor que merecia profunda admiração do compositor. A obra incorpora a convicção de Beethoven de que a morte não é um fim, quando esperanças e ideais permanecem intactos. Na outra peça selecionada para o concerto, “Sinfonia nº 7 em Lá maior Op. 92”, Beethoven comprova que fazia música para despertar as emoções dos ouvintes.

De Francis Poulenc o espetáculo conta com o ”Concerto para dois pianos e orquestra em Ré menor, FP 61”, inspirado no encontro do compositor com tocadores de gamelões (instrumentos tradicionais da ilha de Bali), na Exposição Colonial de Paris, em 1931. Além disso, a instrumentação da obra tem efeitos jazzisticos e exige habilidades de conjunto dos pianistas solistas. Durante todo o concerto, os pianistas tocam quase de forma contínua, por vezes sem o acompanhamento da orquestra. Com isso, Poulenc cria um diálogo dramático, mas também encantador entre os dois pianos e a orquestra.



Os solistas – Junto com a Orquestra Sinfônica do Paraná, o palco do Guairão também recebe o talento de dois pianistas de renome internacional, que transmitem seus conhecimentos como professores da Oficina de Música de Curitiba. Olga Kiun, que descende de uma tradicional família de músicos soviéticos, estudou no Conservatório Tchaikovsky e doutorou-se pelo Conservatório de Leningrado, atual Conservatório de São Petersburgo. Realizou apresentações por toda a Europa, além do Uruguai e Peru e, no Brasil, foi solista dos mais conceituados grupos sinfônicos, tendo trabalhado com os regentes Alceo Bocchino, Benito Juarez, Paulo Torres, Lutero Rodrigues, Osvaldo Colarusso e Roberto Minczuck. Atualmente vive em Curitiba e desenvolve intensa atividade artística e pedagógica, em todo o país.

O polonês Piotr Banasik estudou na Academia de Música de Katowice e recebeu vários prêmios e menções honrosas em concursos e festivais, na Polônia e em outros países. O instrumentista tem se apresentado como solista em concertos sinfônicos na República Checa, França, Alemanha, Itália, México, África do Sul, Suíça e Ucrânia, bem como em muitas salas de concerto importantes na Polônia. Para participar da Oficina de Música, Banasik recebeu o apoio cultural do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.



Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.



Serviço:

30ª Oficina de Música de Curitiba

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira, tendo como solistas os pianistas Olga Kiun (Rússia) e Piotr Banasik (Polônia).

Data e horário: 11 de janeiro de 2012 (quarta-feira), às 20h30

Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Rua Conselheiro Laurindo, s/n – Centro)

Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.



Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:

www.oficinademusica.org.br

www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:

http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Nenhum comentário: