quarta-feira, 23 de novembro de 2011

evento - musica - 14 BIS AO VIVO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA







O grupo mineiro apresenta os grandes sucessos de sua carreira e músicas do álbum “14 Bis ao Vivo”





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 1º a 4 de dezembro (quinta a sábado), um dos grandes nomes da música brasileira: o grupo 14 Bis. A banda mineira, formada por Cláudio Venturini, Hely Rodrigues, Sérgio Magrão e Vermelho, traz sucessos da carreira e o repertório do último disco, intitulado “Ao Vivo”.



O grupo foi fundado no final de 1979, por músicos que nutriam admiração por bandas internacionais, como Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Yes, Led Zeppelin e Pink Floyd, entre outras. A influência, no entanto, não se resumiu à música criada fora do Brasil. O “Clube da Esquina” foi a prova que poderia ser criada, no Brasil, uma nova música brasileira - original, popular e, ao mesmo tempo, sofisticada.



O Brasil, da época, estava em processo de redemocratização e a formação de uma banda era vista com desconfiança pelas gravadoras. Foi com o aval de Milton Nascimento (produtor do primeiro disco) que o grupo foi contratado pela multinacional EMI Odeon, para gravar o “14bis I”, disco que rapidamente galgou as paradas com canções como Natural e Canção da América, esta última, uma composição inédita de Milton Nascimento e Fernando Brant.



Na sequência, lançaram o clássico “14bis II”, que consolidou o sucesso da banda no cenário musical brasileiro. Nesse disco, se destacam as canções “Planeta Sonho”, “Nova Manhã” e “Caçador de Mim”. Depois, vieram, “Espelho das Águas”, em que foram apresentados novos ritmos e arranjos; “Além Paraíso”, com o hit “Linda Juventude”; “A Idade da Luz”, com o grande sucesso “Todo Azul do Mar”; e “A Nave Vai”, um flerte com a música new age.



“Sete”, o sétimo disco e último com canções inéditas, marcou a saída de Flávio Venturini do grupo. A parceria com Renato Russo em “Mais uma Vez” é um grande sucesso desse trabalho. Foram lançados, então “Quatro por Quatro”, disco raro no mercado; “Siga o Sol”, quase todo gravado e mixado em Nova Iorque; “Bis acústico”; e “14 Bis e Boca Livre ao vivo”.



Em 2004, o grupo lançou “Outros Planos”, retomando com músicas inéditas. O trabalho que será apresentado na CAIXA Cultural é o “14 Bis ao vivo”. A banda pretende comemorar os 30 anos de carreira, com a volta de Flávio Venturini, na gravação de um CD e DVD de inéditas do grupo, compostas especialmente para o aniversário, além de sucessos consagrados.



Ficha Técnica:

Guitarra e vocal: Cláudio Venturini

Bateria: Hely Rodrigues

Baixo e vocal: Sergio Magrão

Teclados e vocal: Vermelho



Serviço:

Música: 14 Bis

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 1º a 4 de dezembro de 2011 (quinta-feira a domingo)

Hora: de quinta e sexta às 21h / sábado às 19h e 21h / domingo às 19h

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: