quarta-feira, 16 de novembro de 2011

evento - Livro conta cem anos de história do Teatro Municipal de São Paulo

Livro conta cem anos de história do Teatro Municipal de São Paulo e traz acervo inédito



Lançamento de “Theatro Mvnicipal de São Paulo: 100 anos” ocorre no dia 02 de dezembro, simultaneamente com a abertura de exposição homônima. Evento dá sequência às comemorações do centenário do patrimônio, após recém restauração.



Em 2011 se completa o primeiro século de existência de um dos maiores símbolos da arte brasileira, ícone da arquitetura e protagonista da urbanização e modernidade paulista: o Teatro Municipal de São Paulo. A data é comemorada a partir de setembro, com sua reinauguração após três anos em reformas.



Produzida e editada pela Dado Macedo Produções Artísticas (DMP), a obra é assinada pela pesquisadora e jornalista ganhadora do Jabuti, Márcia Camargos, reconhecida por outros títulos, como “A Semana de 22: entre vaias e aplausos” (São Paulo: Boitempo, 2002) e a coautoria em “Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia” (São Paulo: SENAC, 1997). Além dos relatos históricos, o livro traz imagens que são verdadeiras relíquias de acervo – em grande parte, inéditas ao público – e conta com novos registros sob a ótica do renomado fotógrafo Cristiano Mascaro.



Com 200 páginas e aproximadamente 300 fotos e ilustrações, a publicação narra fatos importantes da cidade a partir da construção do Teatro, idealizada no final do século XIX pelo arquiteto Ramos de Azevedo. São retratadas todas as fases deste patrimônio histórico, que, além dos modernistas, foi palco para grandes nomes, entre Maria Callas, Villa-Lobos, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Claudio Arau, Arthur Rubinstein, Ana Pawlova, Nijinsky, Isadora Duncan, Nureyev, Margot Fonteyn, Baryshnikov, Duke Ellington, Ella Fitzgerald e tantos outros, responsáveis por incluir a cena paulistana no eixo da cultura de vanguarda mundial.





Herança



Segundo o diretor executivo da DMP, Carlos Eduardo Macedo, a iniciativa de publicar a história do Teatro Municipal vem de longa data, herdada pelo editor Luciano Cerri, falecido em 1998. “Podemos afirmar que a saga deste projeto tem início em 1973, quando o jovem Cerri salvou de um final trágico um acervo contendo todos os programas da história do Teatro”, conta Macedo.



“Na época, a editora responsável pelos programas do Teatro faliu, e o destino de tal acervo seria certamente o lixo. Cerri, que trabalhava na editora por causa de sua paixão pela ópera e pelo mundo das artes em geral, resgatou esse material e somou à coleção que já possuía. Parte do acervo foi doado ao teatro na década de 80”. Macedo comenta que o editor manteve o arquivo preservado pelo resto da vida, até que, quatro anos antes de sua morte e já debilitado, Cerri lhe apresentou o que seria o primeiro esboço do livro.



Lançamento



No dia 2 de dezembro, ocorre uma noite de autógrafos na unidade da Livraria Cultura localizada no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, nº 2073, Bela Vista, São Paulo – próximo à estação Consolação do Metrô). O evento acontece das 18h30 as 21h30, no piso térreo da loja principal, com a presença da escritora Márcia Camargos, do fotógrafo Cristiano Mascaro, além do editor e organizador Carlos Eduardo Macedo.





Sobre a DMP



A Dado Macedo Produções Artísticas surgiu em 1995 com a missão de promover iniciativas de resgate, preservação, divulgação, intercâmbio e promoção da cultura brasileira. Atua na área de criação, planejamento e execução de projetos culturais, além de interagir com o terceiro setor para oferecer ao mercado práticas voltadas a sustentabilidade, responsabilidade social e promover a inclusão social, direitos humanos e a cidadania.



Presta também assessoria em leis de incentivo fiscal, com o objetivo de ajudar a ampliar o número de empresas e entidades que patrocinam cultura no Brasil, através do serviço de bureau que orienta os interessados a planejar suas ações no âmbito cultural.





INFORMAÇÕES TÉCNICAS



Theatro Mvnicipal de São Paulo: 100 anos – Palco e plateia da sociedade paulistana

De Márcia Camargos

Editado por Dado Macedo Edições
ISBN 978-85-65117-00-5

200 p.

Nenhum comentário: