sábado, 22 de outubro de 2011

Lançamento - Salinger: Uma Vida de Kenneth Slawenski




Salinger: Uma Vida
de Kenneth Slawenski.

2011. 416 p.

Salinger: uma vida, de Kenneth Slawenski, desvenda a história desse recluso autor: da privilegiada juventude, marcada por mal-entendidos e rumores, que revelaram um brilhante, sarcástico e vulnerável garoto, sua entrada na sociedade americana e a devastadora Segunda Guerra Mundial, uma experiência que Salinger nunca abordou e que o assombrou pelo resto da vida. Aborda também seus brilhantes escritos, seus encontros, suas desavenças e o triunfo com a publicação de O apanhador no campo de centeio, livro que o tornou mundialmente famoso. Uma inesquecível história que nenhum fã de literatura deve perder.

O LIVRO
A biografia de um recluso, cujas obras marcaram a vida de milhares de leitores!

Um dos mais populares e misteriosos personagens da história americana, autor do clássico “O Apanhador No campo De Centeio”, J. D. Salinger repeliu fãs e jornalistas por quase toda a vida. Agora, lançado pela editora LeYa, chega às livrarias uma biografia reveladora… “Salinger: uma vida” apresenta um homem extraordinário que pouco apareceu, mas cuja obra marcou e influenciou o século XX. Talvez este livro de Kenneth Slawenski seria a obra que Salinger mais odiaria.

O autor
Kenneth Slawenski nasceu em Nova Jersey, onde vive até hoje. Em 2004, criou o projeto DeadCaulfields.com, site dedicado à vida de J. D. Salinger que ganhou reconhecimento do The New York Times. Durante oito anos, dedicou-se à realização desta biografia.

O BIOGRAFADO
Jerome David Salinger (Nova Iorque, 1 de Janeiro de 1919 — Cornish, New Hampshire, 27 de janeiro de 2010) foi escritor norte-americano. Sua obra mais conhecida é o romance intitulado The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio no Brasil e À Espera no Centeio em Portugal), publicado em 1951 nos Estados Unidos.

Nasceu em Manhattan, Nova Iorque, em 1º de janeiro de 1919, filho de pai judeu de origem polaca e mãe de origem escocesa e irlandesa. Começou escrevendo ainda na escola secundária, e publicou vários contos no início da década de 1940, antes de servir na II Guerra Mundial. Em 1948, ele escreve o seu primeiro conto aclamado pela crítica, A Perfect Day for Bananafish (Um dia perfeito para Peixe-banana, em português), publicado na revista The New Yorker, que seria o local de onde sairiam mais outros contos seus nos anos seguintes. Em 1951, publica seu primeiro romance, The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio no Brasil e À Espera no Centeio ou Uma Agulha no Palheiro em Portugal), que torna-se um sucesso imediato. Sua descrição da alienação da adolescência e da inocência perdida através do seu protagonista, Holden Caulfield, serviu de influência para toda uma geração de novos leitores, especialmente adolescentes. O livro continua tendo uma vendagem estimada em 250 mil cópias por ano.
O sucesso de The Catcher in the Rye chamou atenção do público para Salinger, que, a partir de então, torna-se recluso, publicando menos do que antes. Os livros que se seguem ao Centeio são: Nine Stories (Nove Histórias no Brasil, Nove Contos em Portugal), de 1953, um apanhado de nove contos publicados na revista The New Yorker entre 1948 e 1953; Franny & Zooey, de 1961, que consiste de duas novelas curtas, Franny e Zooey; e Raise High the Roof Beam, Carpenters and Seymour: An Introduction (em português, Carpinteiros, Levantem Bem Alto a Cumeeira e Seymour, uma Introdução ou ainda Pra Cima com a viga moçada), de 1963, que também reúne duas novelas de Salinger. Estes três livros têm histórias em que são personagens principais a Família Glass, constituída por Buddy (espécie de alter ego do escritor), Seymour, Boo Boo, Franny e Zooey Glass, todos irmãos. Seu último trabalho publicado, uma novela intitulada Hapworth 16, 1924, apareceu em The New Yorker em 19 de junho de 1965. O autor morreu em 2010.

Reclusão
Depois disso, Salinger continuou recluso, aparecendo esporadicamente na imprensa. No final dos anos 90, são publicadas duas obras de memórias de pessoas próximas a Salinger; Joyce Maynard, sua ex-amante, e Margareth Salinger, sua filha. Em 1996, um pequeno editor americano anunciou um acordo com Salinger para a publicação de Hapworth 16, 1924 em forma de livro, mas alguns problemas adiaram o lançamento da obra indefinidamente. Hapsworth foi escrita como uma carta de Seymour Glass, então com 7 anos, para sua família. Seria o desfecho da saga da Família Glass, também presente nos livros anteriores de Salinger.

A morte de Salinger na PBS
J.D. Salinger, the enigmatic American author best known for his
classic novel "Catcher in the Rye" died Thursday at the age of 91.


UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: